Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta de tempestade para o Paraná neste domingo

Aviso é válido até a manhã de segunda (13) e prevê chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo

Inmet emite alerta de tempestade com risco de ventos fortes e granizo (Foto Danilo Martins-OBemdito)
Inmet emite alerta de tempestade para o Paraná neste domingo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 13h53 - Modificado em 11 de outubro de 2025 às 14h29

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para todo o estado do Paraná neste domingo (12). O aviso segue válido até às 10h de segunda-feira (13).

As regiões Oeste, Sudeste, Sudoeste, Centro-Sul e Norte Central devem ser as mais afetadas pela instabilidade, que deve trazer chuvas de até 50 milímetros por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o Inmet, há risco baixo, mas existente, de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de descargas elétricas e queda de estruturas.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o domingo deve registrar variação de nebulosidade em todo o estado, com aberturas de sol em algumas localidades. Nas regiões Oeste e Sudoeste, já há registro de chuvas pontuais com raios e de intensidade moderada.

Ao ver sinais de tempestade forte, evite áreas baixas e sujeitas a alagamentos. Nunca se abrigue debaixo de árvores ou permanença em rios, lagos ou no mar.

Em casa, desconecte aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos por raios. Se estiver na rua, busque abrigo em um local seguro e fechado.

Dirigir com chuva forte exige redobrar a atenção: reduza a velocidade, ligue o farol baixo e nunca atravesse ruas ou pontes alagadas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.