Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

UEM e IFPR Umuarama abrem inscrições para Mestrado em Sustentabilidade

Foto: Divulgação/UEM
UEM e IFPR Umuarama abrem inscrições para Mestrado em Sustentabilidade
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 16h11 - Modificado em 11 de outubro de 2025 às 16h11

Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PSU) abriu inscrições para 32 vagas no mestrado acadêmico, com ingresso em 2026. A especialização é uma iniciativa do Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá em associação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Cada instituição associada possui 16 vagas no mestrado. Para efetuar a inscrição, o candidato deve enviar documentação, cuja lista está disponível no edital de abertura do certame. O envio deve ser em um único arquivo no formato pdf ao e-mail do Programa, mediante pagamento de taxa de R$ 100. O processo seguirá aberto até as 23h59 de 31 de outubro.

A UEM destinou 2 vagas para políticas afirmativas, sendo 1 para pessoas com deficiência (PcDs) e outra para negros (pretos e pardos). Já para o IFPR direcionou 30% das vagas (5) serão para cotistas. Uma para negros, outra para pessoa com renda familiar per capita inferior a um salário-mínimo e ainda 3 reservadas a PcDs, indígenas, pessoas trans, migrantes e refugiadas, além de autodeclaradas de povos e comunidades tradicionais.

Processo de seleção para o mestrado

A seleção para o mestrado consiste em quatro etapas: prova objetiva e dissertativa, pré-projeto de pesquisa, análise de currículo Lattes e entrevista. A princípio, o resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro, na página do PSU.

Poderão participar do certame portadores de diplomas de quaisquer cursos de graduação de instituições de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Bem como, provisoriamente, certificado de conclusão de graduação ou documento equivalente, expedido pelo setor responsável.

O Programa de Mestrado recebeu nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa é voltado à formação profissional com visão interdisciplinar na sustentabilidade. Dessa forma, permite utilizar a ciência e a tecnologia em benefício da sociedade. Além disso, se apóia em políticas para desenvolvimento econômico e sustentável na região do Arenito Caiuá.

Por fim, mais informações estão disponíveis no edital de abertura e por meio da Secretaria do PSU, via e-mail. Há ainda os telefones (44) 3621-9334 e (44) 99901-2674.

(Informações: Assessoria UEM)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.