Orquestra Umuaramense de Viola se apresenta em espetáculo solidário no Teatro Centro Cultural (Foto Prefeitura de Umuarama)
A Orquestra Umuaramense de Viola apresenta no dia 18 de outubro, às 20h, o Show Brasil Sertanejo II, no Teatro Centro Cultural Vera Schubert. A entrada é solidária: cada espectador pode contribuir com 1 kg de alimento.
O espetáculo busca resgatar histórias cantadas e executadas nas violas, mantendo viva a tradição da música caipira.
Reconhecida pelo trabalho de preservação da cultura regional, a orquestra também oferece oportunidades para violeiros ampliarem repertório e se apresentarem em eventos locais.
Formada por músicos de todas as idades, a Orquestra Umuaramense de Viola já participou de festivais e eventos comunitários, levando ao público o som característico da viola caipira.
O grupo se destaca por manter a beleza dos clássicos da verdadeira música caipira, garantindo que a tradição não se perca.
A viola caipira é muito mais que um instrumento de cordas: é guardiã da memória sonora do interior do Brasil.
Derivada de violões portugueses, ganhou características próprias, como timbre marcante e diversas afinações, chamadas de temperos ou rasqueados, que permitem expressar desde a melancolia de uma toada até a vivacidade de um cururu.
Coração da música caipira raiz, a viola narra a vida do homem do campo e preserva a tradição oral por meio dos violeiros.
Nomes como Tião Carreiro e Almir Sater mostram a evolução do instrumento, enquanto novas gerações exploram suas possibilidades em estilos como jazz e música de câmara.
Assim, a viola caipira permanece viva, um patrimônio cultural em constante transformação, que ecoa história, poesia e sensibilidade do Brasil interiorano.
A jovem Victória Surâma, de 27 anos, morreu neste domingo (23), em Maringá, após sofrer…
Uma motocicleta Honda CG 125, de cor prata, foi apreendida pela Polícia Militar na manhã…
Um jovem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar do Paraná na manhã desta…
Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar do Paraná na manhã desta…
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (24) durante uma operação…
A Universidade Paranaense (Unipar) comunicou, nesta segunda-feira (24), o falecimento da acadêmica de Psicologia Tayana…
Este site utiliza cookies
Saiba mais