Foto: Danilo Martins/OBemdito
Um novo vírus no WhatsApp Web tem preocupado especialistas em cibersegurança. Chamado de Sorvepotel, o programa malicioso foi identificado pela empresa Trend Micro e tem como alvo principal usuários brasileiros, induzindo-os a baixar arquivos falsos que permitem o controle remoto do computador.
Segundo a Trend Micro, o ataque começa quando criminosos enviam supostos comprovantes de pagamento ou orçamentos de empresas por meio de arquivos ZIP — formato usado para compactar pastas e facilitar o envio. Ao abrir o arquivo, o vírus se instala no sistema, permitindo o acesso a informações sensíveis, como senhas bancárias, e o envio automático de mensagens contaminadas para contatos e grupos do aplicativo.
O relatório da empresa aponta que o Brasil concentra 457 das 477 vítimas identificadas até agora. Apesar do alto número de infecções, ainda não foram registrados casos significativos de bloqueio de arquivos ou grandes vazamentos de dados.
Além do risco de ter senhas roubadas, as vítimas podem ter suas contas banidas pelo próprio WhatsApp, já que o vírus replica mensagens em massa — uma prática que pode ser identificada como spam pela plataforma.
A orientação é que os usuários a não abrirem links ou arquivos de remetentes desconhecidos. “Estamos sempre trabalhando para tornar o WhatsApp o lugar mais seguro para a comunicação privada, com camadas de proteção e criptografia de ponta a ponta”, informou a empresa.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também se manifestou, destacando que o sistema bancário possui “estruturas robustas de monitoramento e utiliza o que há de mais moderno em segurança da informação”.
Como se proteger:
Leia também: Sanepar implementa pagamento da fatura diretamente pelo WhatsApp ou app do banco
(Com informações G1 e Olhar Digital)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais