Carlos Simões Garrido, Amanda Gisele e Elizeu Ampessan | Foto: Assessoria Câmara
Na reunião desta quarta-feira (03), os vereadores membros da CPI da Covid de Umuarama ouviram três testemunhas: o Diretor do Departamento de Contratos e Licitações da Prefeitura, Carlos Simões Garrido; Amanda Gisele – assessora jurídica da Prefeitura e Elizeu Ampessan, ex-diretor da Atenção Básica em Saúde do Município.
Primeiramente falou Carlos Simões Garrido, que atua como Diretor do Departamento de Contratos e Licitações da Prefeitura desde setembro de 2018. Ele explicou as atribuições do cargo assim como da diretoria de compras e licitações do Poder Executivo Municipal, atendendo ainda aos demais questionamentos dos membros da CPI, Ana Novais (presidente), Ednei do Esporte (vice-presidente), Mateus Barreto (relator), Cris das Frutas e Sorrisal como membros.
Em sua explanação destacou que o departamento tem como atribuição dar prosseguimento a procedimentos licitatórios, porém, mediante encaminhamento de solicitações e demais documentos relativos à compra de produtos ou contratação de serviços, sejam eles para a Secretaria Municipal de Saúde, ou qualquer outra secretaria do município.
Dentre suas respostas, endossou que a diretoria não é responsável por desenvolver orçamentos para o desenvolvimento procedimentos licitatórios. Também disse nunca ter recebido cobrança para que fossem beneficiadas empresas a firmarem contratos com o município.
Após Carlos Garrido, foi ouvida a assessoria jurídica da Prefeitura Municipal de Umuarama, Amanda Gisele da Silva, a qual era responsável por emitir pareceres nos pedidos de compras ou contratações de serviços, inclusive oriundos da Secretaria Municipal de Saúde.
Ela disse que emitiu pareceres favoráveis a compres emergenciais mediante justificativas da Secretária Municipal de Saúde, Cecília Cividini. No entanto, aconselhou juridicamente que determinados procedimentos deveriam, posteriormente à aquisição emergencial, serem solicitados de forma que sua contratação se desse por meio de procedimento licitatório e não por dispensa ou compra emergencial.
Amanda disse ainda que nunca lhe foi solicitado que emitisse parecer que viesse a favorecer alguma parte interessada em contratação com a administração pública municipal.
O último a ser ouvido foi o ex-diretor da Atenção Básica em Saúde de Umuarama, Elizeu Ampessan. Odontólogo de formação, ele também atuou na solicitação e aquisição de produtos e equipamentos para atendimento odontológico no período da Covid 19.
No entanto, o questionamento mais relevante foi referente ao depoimento do contador Guilherme Roberto Pereira, preso durante a Operação Metástase, e que falou à CPI da Covid no mês de agosto. Em suas considerações, o contador declarou que a ex-secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, e a ex-diretora municipal de Saúde, Renata Campagnole, recebiam propina de empresários que tinham contrato com o Fundo Municipal de Saúde.
Além de Cecília e Renata, Guilherme citou o nome de Elizeu Ampessan como alguém que, supostamente, também teria sido beneficiado dinheiro proveniente de recursos desviados. Andressan negou as acusações endossando nunca ter recebido dinheiro ilícito.
NESTA QUINTA
A CPI da Covid segue nesta quinta-feira (4) com mais oitivas, em reunião que se inicia às 9h. Serão ouvidos Marlowe Aparecida Gusmão, esposa de Cícero Laurentino (detido pela operação Metástase); a ex-servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro; o motorista da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Tunis Colucci e a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Trentini Pagnussat.
(Assessoria Câmara)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais