A frota completa contará com 21 ônibus e 7 micros (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Prefeitura de Umuarama segue avançando na renovação do sistema de transporte público urbano. Nesta semana, a cidade recebeu novos veículos e agora já conta com 7 ônibus grandes e 5 micro-ônibus adquiridos pela administração municipal.
A previsão é de que mais três ônibus cheguem ainda nesta semana, totalizando dez veículos grandes até o momento. Nesta quarta-feira (8), ocorre a entrega técnica dos veículos pela Agrale, fabricante responsável pela produção dos novos modelos junto com a Marcopolo.
No total, a frota completa será composta por 21 ônibus grandes e 7 micro-ônibus, que passarão a atender o transporte coletivo de forma integral assim que o processo licitatório for concluído.
Os ônibus grandes têm capacidade para 44 passageiros sentados e 44 em pé, enquanto os micro-ônibus comportam 24 pessoas sentadas e 16 em pé. Os micro serão destinados a linhas de menor demanda ou itinerários que exigem maior agilidade no trânsito urbano.
Com os veículos já adquiridos, a próxima fase será a licitação da empresa responsável pela gestão operacional do transporte coletivo, que cuidará da administração e manutenção da frota.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação Social, o processo ainda deve levar algum tempo por conta dos trâmites legais. Por isso, ainda não foi estruturado rotas, direita à isenção, sistema de cartão com créditos, a aquisição de tíquetes/vales/ ou passagens.
“Agora o foco é concluir o processo licitatório para contratar a empresa que vai gerir o sistema. Isso ainda deve demorar um pouco por causa da burocracia, mas o trabalho segue dentro do cronograma previsto”, explicou em nota, a pasta.
O novo modelo substitui o sistema de concessão tradicional por um formato de gestão direta, no qual a prefeitura será dona dos veículos e contratará uma empresa apenas para operar o serviço. O objetivo é reduzir custos com manutenção, modernizar a frota e melhorar a qualidade do transporte oferecido à população.
Atualmente, o transporte público de Umuarama ainda é operado pela Viação Umuarama, por meio de um contrato emergencial. A expectativa é de que o novo modelo entre em funcionamento assim que a licitação for concluída e toda a frota estiver disponível.
A aquisição dos veículos é financiada com R$ 15 milhões em recursos a fundo perdido do governo do Estado, além de contrapartidas municipais e outras fontes de financiamento. Os novos ônibus são de alta qualidade, equipados com ar-condicionado e, possivelmente, wi-fi, oferecendo mais conforto aos passageiros.
Segundo a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), o valor da passagem continuará em R$ 4, sem previsão de reajuste.
“O prefeito Fernando Scanavaca não cogita aumentar a tarifa. A intenção é melhorar o serviço, otimizar os recursos e garantir que o transporte público volte a ser atrativo para a população”, reforçou a Secretaria Municipal de Comunicação Social.
A Sestram também realiza estudos para ampliar linhas, ajustar horários e melhorar a cobertura em bairros ainda não atendidos. O projeto prevê, ainda, a criação de pontos de integração descentralizados, para facilitar o deslocamento dos usuários entre diferentes regiões da cidade.
(Vídeo e imagens de Danilo Martins/OBemdito)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais