A frota completa contará com 21 ônibus e 7 micros (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Prefeitura de Umuarama segue avançando na renovação do sistema de transporte público urbano. Nesta semana, a cidade recebeu novos veículos e agora já conta com 7 ônibus grandes e 5 micro-ônibus adquiridos pela administração municipal.
A previsão é de que mais três ônibus cheguem ainda nesta semana, totalizando dez veículos grandes até o momento. Nesta quarta-feira (8), ocorre a entrega técnica dos veículos pela Agrale, fabricante responsável pela produção dos novos modelos junto com a Marcopolo.
No total, a frota completa será composta por 21 ônibus grandes e 7 micro-ônibus, que passarão a atender o transporte coletivo de forma integral assim que o processo licitatório for concluído.
Os ônibus grandes têm capacidade para 44 passageiros sentados e 44 em pé, enquanto os micro-ônibus comportam 24 pessoas sentadas e 16 em pé. Os micro serão destinados a linhas de menor demanda ou itinerários que exigem maior agilidade no trânsito urbano.
Com os veículos já adquiridos, a próxima fase será a licitação da empresa responsável pela gestão operacional do transporte coletivo, que cuidará da administração e manutenção da frota.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação Social, o processo ainda deve levar algum tempo por conta dos trâmites legais. Por isso, ainda não foi estruturado rotas, direita à isenção, sistema de cartão com créditos, a aquisição de tíquetes/vales/ ou passagens.
“Agora o foco é concluir o processo licitatório para contratar a empresa que vai gerir o sistema. Isso ainda deve demorar um pouco por causa da burocracia, mas o trabalho segue dentro do cronograma previsto”, explicou em nota, a pasta.
O novo modelo substitui o sistema de concessão tradicional por um formato de gestão direta, no qual a prefeitura será dona dos veículos e contratará uma empresa apenas para operar o serviço. O objetivo é reduzir custos com manutenção, modernizar a frota e melhorar a qualidade do transporte oferecido à população.
Atualmente, o transporte público de Umuarama ainda é operado pela Viação Umuarama, por meio de um contrato emergencial. A expectativa é de que o novo modelo entre em funcionamento assim que a licitação for concluída e toda a frota estiver disponível.
A aquisição dos veículos é financiada com R$ 15 milhões em recursos a fundo perdido do governo do Estado, além de contrapartidas municipais e outras fontes de financiamento. Os novos ônibus são de alta qualidade, equipados com ar-condicionado e, possivelmente, wi-fi, oferecendo mais conforto aos passageiros.
Segundo a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), o valor da passagem continuará em R$ 4, sem previsão de reajuste.
“O prefeito Fernando Scanavaca não cogita aumentar a tarifa. A intenção é melhorar o serviço, otimizar os recursos e garantir que o transporte público volte a ser atrativo para a população”, reforçou a Secretaria Municipal de Comunicação Social.
A Sestram também realiza estudos para ampliar linhas, ajustar horários e melhorar a cobertura em bairros ainda não atendidos. O projeto prevê, ainda, a criação de pontos de integração descentralizados, para facilitar o deslocamento dos usuários entre diferentes regiões da cidade.
(Vídeo e imagens de Danilo Martins/OBemdito)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais