Paraná

Após recordes de calor, Paraná terá chuva e nova frente fria a partir desta segunda-feira

Depois de um domingo com recordes de calor em várias regiões, uma frente fria chega ao Paraná nesta segunda-feira (6) para mudar o cenário. Há previsão de temporais e declínio das temperaturas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). 

Várias cidades do Estado tiveram no domingo (5) as temperaturas mais altas de 2025 até o momento. Entre elas: Campo Mourão (35,7°C), Cianorte (35,6°C), Maringá (36,4°C) e Paranavaí (37,8°C). Em Umuarama os termômetros chegaram a 36,3ºC e a sensação térmica máxima foi de 38ºC.

Uma frente fria, entretanto, já chegou ao Paraná na manhã desta segunda-feira trazendo pancadas de chuva com fortes rajadas de vento e raios no Oeste e Sudoeste do Paraná. Santa Helena, por exemplo, registrou uma rajada de vento de 61,6 km/h às 8h15. 

“Essa instabilidade, ao longo do dia, avança para as demais regiões, causando chuvas com descargas elétricas e também condições para temporais localizados, principalmente nas regiões do Interior do Estado”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

A instabilidade permanece até sexta-feira (10). Na terça-feira (07) a chuva virá com mais intensidade na metade sul do Paraná. No Norte e no Noroeste, chuvas isoladas, de intensidade mais fraca, também podem ocorrer. Como não há mais o predomínio de sol, as temperaturas máximas terão declínio, não passando de 15°C nas regiões da metade sul. 

“A partir de quarta-feira, o eixo da frente fria se afasta para o oceano, mas a instabilidade permanece nas regiões paranaenses com chuvas isoladas, sendo mais registradas nas regiões da metade sul, onde deveremos ter entre quarta e sexta-feira valores acumulados bastante significativos”, detalha Barbieri.

Apesar de o volume maior ocorrer na metade sul, choverá em todas as regiões até sexta-feira. No Oeste e no Noroeste estão previstas pancadas isoladas, ou seja, chuva em uma cidade, e não em outra.

A partir de sexta-feira, em todas as regiões, as temperaturas sobem gradativamente. 

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais