Câmeras de segurança registram meteoro no céu de Umuarama e cidades da região
Meteoro cruzou o céu do Paraná e causou espanto
A passagem de um meteoro pelo céu na noite deste domingo (5) chamou a atenção de moradores de Maringá e de várias cidades da região.
O fenômeno, que durou poucos segundos, foi registrado por câmeras de segurança e compartilhado nas redes sociais por testemunhas, que relataram um intenso clarão.
Os relatos se espalharam por municípios como Umuarama, Terra Boa e até na região de Londrina. Nas redes sociais, as reações variaram entre o encantamento e a surpresa.
“Eu vi. Foi lindo”, disse uma moradora de Terra Boa. Outras pessoas compararam o clarão a fogos de artifício ou a um relâmpago, enquanto algumas lamentaram ter perdido o espetáculo celeste: “Que massa, queria ter visto”, comentou uma internauta.
De acordo com o professor e astrônomo Maico Zorzan, o fenômeno observado é popularmente conhecido como “estrela cadente”. Ele detalha a nomenclatura correta: “Quando a rocha está no espaço, o nome dado é meteoroide.
Mas quando ela explode por conta do atrito com o ar atmosférico e causa um efeito luminoso, como o que foi visto na noite passada, o fenômeno passa a ser tratado como meteoro. Por fim, meteorito é o pedaço de rocha que chega ao chão”.
Zorzan tranquiliza a população sobre eventuais riscos. Apesar da possibilidade de queda de fragmentos, ele afirma que a grande maioria dos meteoros se desintegra completamente na atmosfera.
“Até hoje, apenas um acidente foi registrado. Em 1954, no estado do Alabama, nos Estados Unidos, uma pessoa foi atingida por um meteorito, mas não foi nada grave”, explica.
O astrônomo ainda ressalta que, embora não sejam sempre tão visíveis, meteoros cruzam o céu noturno todas as noites, sendo um evento astronômico mais comum do que se imagina.
(OBemdito com informações da GMC Online)





