Fotos: Danilo Martins/OBemdito
A vizinha cidade de Perobal, situada a pouco mais de vinte quilômetros de Umuarama, é tão antiga quanto a “Capital da Amizade”. No ciclo da colonização, quando Umuarama começava a ser aberta pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, ela surgiu como um vilarejo. O lugar era um imenso perobal, literalmente, a maior concentração dessa espécie de árvores.
Os precursores foram chegando em meados da década de 1950 para ocupar e colonizar aquela área. Eles tinham o sonho de abocanhar uma fatia dessa nova fronteira agrícola que surgia. E assim foi sendo construído o povoado o batizaram como Perobal.
Óbvio, todas as casas estavam sendo erguidas com esse tipo de madeira e os primeiros lucros foram obtidos com a extração dessa madeira de lei enquanto não se plantava café e cereais.
Para reforçar ainda mais o culto à árvore, denominaram um braço fluvial que cortava aquelas terras de Ribeirão Peroba. Na década de 1960, todo o território já havia sido praticamente desmatado, e, agora, coberto de imensos cafezais. Mas, os anos aúreos da cafeicultura duraram pouco.
No final da mesma década o negócio do “ouro verde’ foi por água abaixo pelas sucessivas geadas, agravadas pela omissão dos governos federal e estadual, que colocaram as lavouras numa irrevogável crise financeira rural. Resultado: veio a completa erradicação cafeeira. Assim como o fabuloso perobal sumiu do mapa, os cafeeiros tiveram o mesmo fim…
Perobal foi o segundo distrito de Umuarama, criado oficialmente em dezembro de 1961 por lei estadual; o primeiro, foi Serra dos Dourados, oficializado em janeiro daquele mesmo ano.
Desde a sua fundação como povoado até 1996, Perobal pertenceu ao município de Umuarama. Em abril de 1992 conquistou sua independência sendo elevado à condição de município, desmembrando-se de Umuarama. No entanto, sua instalação só aconteceu em janeiro de 1997, quando foi eleito o primeiro prefeito, José Evangelista de Albuquerque, que durante longo tempo havia sido vereador na Câmara de Umuarama representando aquele então distrito.
Da vistosa e opulenta selva de perobas que existiu antigamente em Umuarama, restou apenas uma rua: é a Rua Perobal, com meia dúzia de quarteirões entre o Bosque dos Xetá e a Estação Rodoviária, que faz cruzamento com a Avenida Brasil. Depois do ecocídio, a “homenagem” àquelas árvores cheias de vigor e esplendor que cobriam todo o território noroestino paranaense… (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
Leia também: Comunidade do distrito de Elisa se une para impulsionar turismo rural e religioso.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais