Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Falha no bombeamento pode deixar dezenas de bairros de Umuarama sem água até sexta-feira

A previsão é de que a normalização do fornecimento de água aconteça até a manhã de sexta-feira. Confira as localidades atingidas

Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Falha no bombeamento pode deixar dezenas de bairros de Umuarama sem água até sexta-feira
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 19h57 - Modificado em 3 de outubro de 2025 às 08h30

A Sanepar informa que uma falha no bombeamento de água em Umuarama pode afetar o abastecimento em grande parte da cidade nesta quinta-feira (2). De acordo com a Companhia de Saneamento, o problema causa redução de pressão na rede.

A princípio, a falha atingirá as Zonas 3, 4, 7 e Armazém, os Conjuntos Córrego Longe e Ouro Preto, e a área da Lagoa Dourada. Moradores dos Parques Jabuticabeiras, 1º de Maio, Portugal, Alto da Paraná, dos Bandeirantes, Ibirapuera, Ilha da Madeira e Ônix, bem como, dos Parques Residenciais da Gávea, Interlagos e Interlagos II, podem sofrer com a falta de água.

Além disso, o problema no abastecimento pode afetar os Jardins Atlântico, Cruzeiro, dos Pássaros, Europa, Imigrantes, Português, Trianon, Tupã, Vila Romana, Gleba Figueira, Imigrantes II, Pacífico e Soluar. Por fim, a Sanepar informa que podem ficar sem água os imóveis dos Residenciais Recanto da Serra I e II, Florença e do Sítio Recreio Bandeirantes.

A Companhia divulgou que os técnicos trabalham nos reparos. A previsão é de que a normalização do fornecimento de água ocorra gradativamente até o início da manhã de sexta-feira (03). 

Uso racional da água

Em situações como esta, a Sanepar orienta que a população faça uso racional da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. E, principalmente, todos devem evitar os desperdícios. Além disso, a Companhia informa que pode cancelar os trabalhos em caso de mau tempo ou condições operacionais adversas.

Os clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar, em conformidade com a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), podem ficar sem água. A recomendação da Sanepar é que cada imóvel tenha caixa-d’água. O reservatório domiciliar deve possuir capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas, ou seja, pelo menos 500 litros.

Leia também: Pagamento de fatura da Sanepar agora pode ser feito com cartão de crédito pelo site.

As pessoas podem entrar em contato com a Sanepar através do Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas. A companhia disponibiliza o telefone 0800 200 0115 (que funciona 24 horas), o e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou o WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site (clique aqui).

(Informações: Assessoria Sanepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.