Cotidiano

Motocicleta furtada em frente à escola em Umuarama é recuperada pela PM

A Polícia Militar de Umuarama recuperou na manhã desta quarta-feira (1) uma motocicleta Honda CG 125 Fan, preta, ano 2012, que havia sido furtada em 19 de agosto de 2025, em frente ao Colégio Estadual Dom Pedro II.

Segundo informações da PM, a equipe policial foi acionada após receber denúncia de um veículo em situação de abandono na estrada Canelinha, no Jardim São Cristóvão. Ao chegar ao local, os agentes localizaram a motocicleta sem placas de identificação.

Após consulta ao sistema utilizando o número do chassi, os policiais constataram que a moto possuía registro de furto, e a vítima, uma mulher de 36 anos, foi devidamente informada.

A motocicleta foi encaminhada à 7ª Subdivisão Policial, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis, garantindo à vítima a recuperação do bem e a regularização documental do veículo.

A Polícia Civil vai investigar se a motocicleta estava sendo utilizada por alguém que possa ter adquirido o veículo de forma ilegal, proveniente da pessoa que cometeu o furto.

O caso reforça a importância da colaboração da população na denúncia de veículos abandonados e do trabalho preventivo da Polícia Militar na recuperação de bens subtraídos e na segurança pública da cidade.

Receptação é crime

A receptação consiste no ato de adquirir, receber, transportar ou ocultar bem que se sabe ser produto de crime, como furto ou roubo.

É uma prática que alimenta a criminalidade, pois cria um mercado para os bens ilicitamente obtidos, incentivando a prática de delitos contra o patrimônio.

Muitas vezes, o receptador age com a consciência de que o item foi subtraído de forma ilegal, adquirindo-o por valor significativamente abaixo do mercado ou em circunstâncias suspeitas.

A legislação brasileira tipifica a receptação como crime, prevendo pena de reclusão e multa, com a agravante quando o agente exerce atividade comercial e se utiliza do estabelecimento para facilitar a prática do delito.

Além dos aspectos legais, a receptação gera impactos sociais e econômicos, pois perpetua um ciclo de ilegalidade, prejudica vítimas que têm seus bens subtraídos e desequilibra a concorrência comercial.

Combater esse crime é essencial para desarticular redes criminosas e coibir a circulação de produtos de origem duvidosa, sendo fundamental a conscientização da sociedade para não compactuar com essa prática e sempre exigir a devida procedência das mercadorias.

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

5 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

6 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

6 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

6 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

7 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais