Alunos da região de Umuarama brilham na Fecitec em Palotina
Os estudantes apresentaram projetos de plástico biodegradável a partir de banana e batata, além de uma incubadora inteligente
A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec) foi palco de um verdadeiro espetáculo de criatividade e inovação, com a participação de estudantes de diversas regiões do Paraná. O evento reecebeu alunos de dois colégios da região de Umuarama participando da feira e apresentando projetos.
O Colégio Estadual Dona Pérola Byington , do município de Pérola, levou à feira o projeto “Plástico biodegradável produzido a partir da fibra da casca da banana e amido de batata” . Já o Colégio Estadual Malba Tahan , de Altônia, apresentou a proposta “ Incubadora inteligente: o conforto dos moradores do sítio” . Ambos surpreenderam pela originalidade e pelo impacto social de suas ideias.
O Núcleo Regional de Educação de Umuarama esteve presente para prestigiar as apresentações e parabenizar os participantes. Para a chefia do NRE, o momento foi de orgulho e reconhecimento:
“É emocionante ver nossos jovens pesquisadores brilhando em um evento tão significativo como a Fecitec. Eles são a prova de que a educação vai muito além da sala de aula, revelando talentos que podem transformar realidades. Nossos professores têm papel essencial nesse processo, despertando nos alunos a vontade de investigar e inovar”, destacou o chefe do NRE de Umuarama.
A Fecitec tem como propósito incentivar a produção científica nas escolas, abrir caminhos para que ideias criativas possam ganhar espaço em eventos nacionais e internacionais e fomentar o interesse dos jovens pela pesquisa, inclusive com a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior para os projetos de maior destaque.


Leia também: NRE de Umuarama reúne 350 alunos para Aulão da Recomposição da Aprendizagem
(Assessoria NRE)





