Saúde

Mutirão de oftalmologia atende pacientes diabéticos nas unidades de saúde de Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama realiza um mutirão de oftalmologia em todas as unidades básicas de saúde. O objetivo é fazer a avaliação oftalmológica dos pacientes portadores de diabetes. O trabalho acontece em parceria com o Hospital de Olhos. O serviço iniciou ainda em agosto, na UBS Guarani/Anchieta e na última sexta-feira (26) chegou à UBS Bem-Estar, na Vila Operária.

Em todo o município, as unidades básicas de saúde têm cadastro e acompanham 5.356 pacientes diabéticos. Os maiores volumes estão na UBS Guarani/Anchieta (515) e na Jardim Cruzeiro (453). Na UBS Bem-Estar são 288 e parte deles compareceu à ação na tarde de sexta-feira. A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, que é oftalmologista, acompanhou o trabalho.

“Todas as nossas UBS estão recebendo exames de fundoscopia realizados pela clínica, credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atende nossos pacientes, graças a essa parceria sem custos adicionais para a Saúde Pública. O exame é importante para a estratificação de risco dos pacientes com diabetes”, explicou Dra. Lisbeth. A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia de Andrade Silva, acompanhou o trabalho.

Avaliação dos pacientes

O oftalmologista Anderson Muzachi liderou a equipe de profissionais do Hospital de Olhos de Umuarama. Eles avaliaram a pressão intraocular dos pacientes e realizaram avaliação de cataratas. Os médicos também fizeram a fundoscopia, exame para análise da situação da retina e do nervo ótico, bem como, possíveis casos de glaucoma. Quando necessário, os profissionais encaminham os pacientes para atenção mais especializada.

A equipe já passou pelas UBS Guarani/Anchieta, Jardim Cruzeiro (Cohapar 3), Sonho Meu, Posto de Saúde Central e agora a UBS Bem-Estar. “O procedimento é preventivo, mas havendo problemas também é feito o diagnóstico e a orientação ao paciente. A catarata é o problema mais comum, nesses casos, mas também encontramos pressão ocular elevada em alguns pacientes”, explicou Muzachi, que realizou os atendimentos com apoio dos oftalmologistas Filipe e Anna Beatriz Muzachi.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais