Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Blitzes educativas alertam motoristas sobre direção segura em Umuarama

Iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Equipes da PM realizaram blitz educativa na Avenida Presidente Castello Branco (Foto PMPR)
Blitzes educativas alertam motoristas sobre direção segura em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 18h48 - Modificado em 26 de setembro de 2025 às 18h48

Durante a tarde desta sexta-feira (26), equipes da Polícia Militar realizaram uma operação educativa de trânsito na Avenida Presidente Castello Branco, próximo ao Bosque do Índio, em Umuarama.

Ao todo, 22 automóveis e 14 motocicletas foram abordados. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, que busca orientar condutores sobre normas de trânsito e os riscos da associação entre álcool e direção.

Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Capelli, a campanha teve foco em questões frequentemente reclamadas pelos motoristas, como o uso correto da seta e o posicionamento nas rotatórias.

“Nossos motoristas têm a ‘fama’ de não usar corretamente a seta e de entrar de qualquer jeito no contorno das praças. Com apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, reforçamos estas e outras questões de atenção e respeito aos demais condutores e pedestres”, explicou.

Sestram

Blitzs Sestram

As ações da Sestram ocorreram nos dias 19 e 25 de setembro, na Avenida Brasil e Praça Papa Paulo VI, próximas à Catedral. A mobilização nacional, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforça que escolhas no trânsito impactam diretamente a vida de milhares de pessoas.

As blitzes da Sestram contaram com o apoio de drone para identificar manobras incorretas e abordagens em tempo real. Condutores flagrados em infrações leves foram convidados a participar de palestras educativas, que dispensaram a aplicação de multas. Cerca de 70% dos 120 motoristas flagrados compareceram às orientações; os demais receberão notificação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.