Calor no Noroeste contrasta com frio e garoa no Leste do Paraná
Diferença é explicada pela umidade que vem do oceano
Enquanto Curitiba e o Litoral registram dias cinzentos e gelados, o Noroeste do Paraná tem enfrentado tardes quentes e ensolaradas. Nesta sexta-feira (26), as máximas na região chegam perto dos 28 °C, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A diferença é explicada pela umidade que vem do oceano e mantém o tempo fechado no Leste, onde a sexta-feira tem garoa e temperaturas próximas de 15 °C na capital e municípios vizinhos. Já no Interior, o sol predomina e o calor contrasta com o frio registrado em cidades como Palmas, que teve mínima de 4,9 °C nesta manhã.
Além do contraste térmico, os ventos seguem fortes. Cornélio Procópio, no Norte, registrou rajadas acima de 68 km/h nesta semana, reflexo da diferença de temperatura entre as regiões.
No fim de semana, a previsão é de mudança no cenário. Uma frente fria avança pelo Sul do país e chega ao Paraná entre sábado (27) e domingo (28), trazendo chuva a todas as regiões. No Noroeste e no Oeste, há chance de pancadas mais fortes acompanhadas de raios.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a instabilidade deve se manter no início da próxima semana. Apesar disso, o risco de tempestades generalizadas é considerado baixo, diferente do último fim de semana, quando o Estado registrou eventos mais severos.
(OBemdito com informações da Agência Estadual)





