Cotidiano

Incêndio em lanchonete de Umuarama deixa prejuízo, mas Bíblia resiste às chamas; vídeo

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta quinta-feira (25) para conter um incêndio em uma lanchonete localizada ao lado do Hospital Cemil, na Praça Oscar Thompson Filho, em Umuarama. O fogo começou após o proprietário, de 37 anos, fechar o estabelecimento e esquecer uma fritadeira ligada.

As chamas atingiram o equipamento, além de um micro-ondas, porta-papéis e guardanapos, danificando ainda a porta do local. Apesar da destruição parcial, uma bíblia que estava no ambiente permaneceu intacta, fato que chamou a atenção dos bombeiros e comerciantes vizinhos.

Suspeita-se que funcionários do hospital perceberam o incêndio e chamaram os bombeiros, além de avisarem o proprietário. Ele contou que havia saído do local por volta das 17h10, quando foi informado por conhecidos sobre o fogo. “A hora que eu cheguei em casa, me ligaram. Acho que foi o pessoal do Cemil que viu e chamou os bombeiros”, relatou.

O comerciante afirmou que assumiu o ponto há apenas um mês e lamentou o ocorrido. O fogo foi rapidamente controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros, que evitou maiores danos à estrutura e estabelecimentos vizinhos.

Ninguém ficou ferido.

Bombeiros alertam

O uso seguro da fritadeira, seja elétrica ou a gás, requer atenção a protocolos básicos que previnem acidentes graves, como incêndios e queimaduras.

Em primeiro lugar, é fundamental posicionar o equipamento em uma superfície estável, plana e longe de materiais inflamáveis, como panos, papelões ou cortinas.

Nunca se deve utilizar a fritadeira sob prateleiras ou próximo à parede, pois o vapor e o calor ascendente podem danificar superfícies ou provocar princípios de fogo.

O volume de óleo não deve ultrapassar o limite indicado pelo fabricante, já que o superaquecimento pode transbordar e entrar em combustão ao contactar com a fonte de calor.

Igualmente crítico é secar bem os alimentos antes de mergulhá-los no óleo quente, pois a água causa respingos perigosos. A temperatura deve ser controlada rigorosamente: óleo excessivamente aquecido pode pegar fogo espontaneamente.

Muitos modelos modernos dispõem de termostato – utilize-o para manter a temperatura adequada, geralmente entre 160°C e 190°C, dependendo do alimento. Nunca se afaste do aparelho enquanto ele estiver ligado.

A maioria dos acidentes ocorre por distração em curtos períodos. Mantenha sempre a tampa fechada durante o uso para conter possíveis chamas, e tenha por perto um extintor de incêndio classe B (para líquidos inflamáveis) ou uma panela tampada para abafar o fogo, caso necessário. Jamais tente apagar o óleo em chamas com água – isso provocará uma explosão de vaporização.

Após o uso, desligue o aparelho da tomada e aguarde o resfriamento completo antes de manusear ou limpar. O óleo usado deve ser armazenado em recipiente metálico ou vidro temperado longe do calor, e descartado corretamente. Seguir essas orientações assegura o uso eficiente e evita riscos à segurança.

(Com imagens de Danilo Martins/OBemdito)

Rudson de Souza

Recent Posts

Bope verifica explosivos em imóvel onde suspeito no caso das jovens desaparecidas foi morto

Equipe especializada de Curitiba foi acionada para averiguar possível presença de explosivos no imóvel onde…

6 minutos ago

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

40 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

54 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

1 hora ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

2 horas ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais