Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Umuarama na seleção: Mazé é convocada para o Sul-Americano Master de Atletismo

Com quatro ouros no Brasileiro, atleta garantiu vaga na competição no Chile

Mazé, ícone do atletismo de Umuarama desde os anos 80, disputará o Sul-Americano Master (Foto Divulgação/Prefeitura de Umuarama)
Umuarama na seleção: Mazé é convocada para o Sul-Americano Master de Atletismo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 17h56 - Modificado em 25 de setembro de 2025 às 19h04

A atleta master Maria José Ferreira dos Santos, a Mazé, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira que disputará o Sul-Americano Master de Atletismo, entre os dias 24 e 30 de novembro, em Santiago, no Chile. O convite foi confirmado pela esportista ao secretário municipal de Esportes e Lazer de Umuarama, Gentil Soares de Lima.

A convocação veio logo após a performance brilhante de Mazé no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, realizado em São Paulo, na pista da Universidade de São Paulo (USP). Lá, a atleta conquistou quatro medalhas de ouro: venceu as provas de 100, 200 e 400 metros rasos, além de integrar a equipe campeã do revezamento 4×100.

“Como sempre, Mazé se apresentou bem e conquistou excelentes resultados, que culminaram na sua convocação”, afirmou o secretário Gentil. Ele destacou ainda que a atleta é um exemplo para as novas gerações.

“Desde os anos 80, quando era treinada pela professora Maria Helena Sogabe, Mazé se tornou um ícone do esporte de Umuarama e também do Brasil. Ela é um exemplo de dedicação, força e entusiasmo, que inspira crianças e adolescentes da nossa cidade”, completou.

Maze 1

Mazé, que já soma mais de 60 anos de idade, segue acumulando títulos e colecionando histórias de superação e disciplina no atletismo. “O apoio do governo municipal tem sido fundamental para a minha participação em diversas competições”, declarou a atleta.

Destaque no Brasileiro de Atletismo Master

Mazé foi um dos destaques do 23º Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, disputado no início deste mês no complexo esportivo CepeUSP, na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP).

Em três dias de competições, Mazé, de 65 anos e mais de quatro décadas de carreira, venceu as provas de 100, 200 e 400 metros e conquistou ainda o segundo lugar no revezamento 4 x 100.

A veterana superou inclusive atletas estrangeiras e mais jovens, consolidando seu nome como uma das lendas vivas do atletismo regional e nacional.

Maze 02

Mazé é recordista sul-americana dos 100 e 200 metros e brasileira dos 400 metros. Em 2001, foi campeã mundial na Austrália e, desde então, segue acumulando resultados expressivos em torneios nacionais e internacionais.

Brasileiro Master, organizado pela Associação Atlética Veteranos de São Paulo, com apoio da Federação Paulista de Atletismo, reuniu cerca de 450 atletas com mais de 35 anos, em provas que celebram saúde, superação e confraternização.

(OBemdito com informações da Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.