Empregos

Governador autoriza convocação de 150 servidores para o IAT

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou neste mês a convocação de novos servidores para o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O edital de ampliação publicado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) prevê 150 vagas eferentes ao concurso público realizado em 2021. São 148 novos agentes profissionais e dois agentes de execução.

Os profissionais serão lotados em 20 escritórios regionais do IAT, nos municípios de Curitiba, Paranaguá, Ivaiporã, Londrina, Toledo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Maringá e Umuarama.

São 33 biólogos, 32 engenheiros agrônomos, 11 engenheiros civis, 23 engenheiros florestais, 40 engenheiros químicos, 3 geógrafos, 2 geólogos, 3 químicos, 1 sociólogo e 2 técnicos de manejo e meio ambiente.

“O IAT é o braço técnico que assegura a boa gestão ambiental do Paraná. Esta nova convocação é um presente para o futuro do nosso Estado, pois traz profissionais qualificados para cuidar das florestas, rios, parques e da rica biodiversidade que nos distingue. A ampliação do quadro reforça, ainda, o compromisso do governador Ratinho Junior com o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza”, ressaltou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Essa é a quarta grande convocação por parte do IAT relativa ao concurso de 2021. Em março de 2022, 112 profissionais habilitados começaram a trabalhar no órgão ambiental. Em março de 2024 foram outros dois chamamentos, abrangendo 242 servidores. No total, a autarquia ganhou 504 funcionários no intervalo de quatro anos.

“Os recentes resultados do IAT nos credenciaram a buscar essa ampliação. Reforçando que tanto o governo quanto a sociedade esperam uma resposta rápida do órgão ambiental, para que sejam tomadas as melhores decisões do ponto de vista do meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza.

Exames médicos

Os candidatos aprovados já foram convocados para a etapa de avaliação médica. O prazo para entrega dos exames de auxílio diagnóstico e avaliações especializadas, com o preenchimento a Ficha de Informações Médicas (FIM), começou nesta segunda-feira (22) e vai até as 17h59 do dia 21 de outubro. Todo o processo é realizado de maneira digital, via sistema de e-protocolo da administração estadual. “São 148 agentes profissionais de nível superior e mais dois agentes de execução de nível médio. Um grupo grande, que vai ajudar no desenvolvimento sustentável do Paraná”, destacou o diretor Administrativo e Financeiro do IAT, Eder Rogério Stela.

Agência Estadual

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais