Fotos: Divulgação/Itaipu
A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, lançou em maio a Expedição do Conhecimento. Este é um projeto itinerante que percorre cidades com o objetivo sobretudo de conscientizar a população sobre a preservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a inovação tecnológica.
A ação chega a Nova Olímpia, onde ficará nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24). Durante os dois dias, os caminhões adaptados vão receber escolas, estudantes e a comunidade em geral.
A Expedição do Conhecimento acontece com dois caminhões adaptados que percorrem os 399 municípios do Paraná e 35 cidades do Mato Grosso do Sul. A iniciativa transmite conceitos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integra ciência, tecnologia, assim como, práticas de sustentabilidade.
Organizamos as atividades em uma estrutura pensada para envolver o público de forma lúdica e interativa, com foco nos temas água, energia e sustentabilidade. A experiência começa com uma visão do universo até a chegada à Terra, explorando os ambientes naturais, as mudanças climáticas e os impactos da ação humana no planeta.
Em seguida, os espaços destacam a importância dos seres vivos, das florestas e da água. O público tem contato com cenários que retratam problemas ambientais atuais, mas também conhece soluções sustentáveis aplicáveis no cotidiano.
A proposta final é que cada visitante conclua a experiência compreendendo o próprio papel como agente transformador na conservação do meio ambiente.
Entre os principais temas trabalhados estão energias limpas — como hidrelétrica, eólica, solar, biogás e hidrogênio —, matas ciliares, agroflorestas, agricultura familiar, reciclagem, mobilidade sustentável e conectividade 5G.
Também são abordadas mudanças climáticas, impactos ambientais, espécies em extinção, conservação dos recursos hídricos e dos biomas brasileiros. Além disso enfatiza os 5R’s: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar.
Nos caminhões, os visitantes encontram ambientes que exploram a importância do Sol, a energia das células, a disponibilidade de água no planeta, os chamados “rios voadores”, os biomas do Brasil e até sons da mata atlântica.
Outro espaço dedica-se à conservação ambiental e reforça o compromisso individual com práticas sustentáveis, enfatizando a necessidade de adotar atitudes concretas para transformar a relação da sociedade com os recursos naturais.
A coordenação da Expedição do Conhecimento é feita pelo Itaipu Parquetec, responsável por articular reuniões com representantes municipais para alinhar agendas, bem como, ampliar a participação das comunidades.
Na apresentação do projeto, a direção destacou que a ação pretende unir educação, tecnologia e sustentabilidade como base para a transformação social.
Leia também: Cidade planejada em hexágonos: conheça a história urbanística de Nova Olímpia
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais