Fotos: Divulgação/Itaipu
A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, lançou em maio a Expedição do Conhecimento. Este é um projeto itinerante que percorre cidades com o objetivo sobretudo de conscientizar a população sobre a preservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a inovação tecnológica.
A ação chega a Nova Olímpia, onde ficará nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24). Durante os dois dias, os caminhões adaptados vão receber escolas, estudantes e a comunidade em geral.
A Expedição do Conhecimento acontece com dois caminhões adaptados que percorrem os 399 municípios do Paraná e 35 cidades do Mato Grosso do Sul. A iniciativa transmite conceitos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integra ciência, tecnologia, assim como, práticas de sustentabilidade.
Organizamos as atividades em uma estrutura pensada para envolver o público de forma lúdica e interativa, com foco nos temas água, energia e sustentabilidade. A experiência começa com uma visão do universo até a chegada à Terra, explorando os ambientes naturais, as mudanças climáticas e os impactos da ação humana no planeta.
Em seguida, os espaços destacam a importância dos seres vivos, das florestas e da água. O público tem contato com cenários que retratam problemas ambientais atuais, mas também conhece soluções sustentáveis aplicáveis no cotidiano.
A proposta final é que cada visitante conclua a experiência compreendendo o próprio papel como agente transformador na conservação do meio ambiente.
Entre os principais temas trabalhados estão energias limpas — como hidrelétrica, eólica, solar, biogás e hidrogênio —, matas ciliares, agroflorestas, agricultura familiar, reciclagem, mobilidade sustentável e conectividade 5G.
Também são abordadas mudanças climáticas, impactos ambientais, espécies em extinção, conservação dos recursos hídricos e dos biomas brasileiros. Além disso enfatiza os 5R’s: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar.
Nos caminhões, os visitantes encontram ambientes que exploram a importância do Sol, a energia das células, a disponibilidade de água no planeta, os chamados “rios voadores”, os biomas do Brasil e até sons da mata atlântica.
Outro espaço dedica-se à conservação ambiental e reforça o compromisso individual com práticas sustentáveis, enfatizando a necessidade de adotar atitudes concretas para transformar a relação da sociedade com os recursos naturais.
A coordenação da Expedição do Conhecimento é feita pelo Itaipu Parquetec, responsável por articular reuniões com representantes municipais para alinhar agendas, bem como, ampliar a participação das comunidades.
Na apresentação do projeto, a direção destacou que a ação pretende unir educação, tecnologia e sustentabilidade como base para a transformação social.
Leia também: Cidade planejada em hexágonos: conheça a história urbanística de Nova Olímpia
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais