Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Temporal deixa 2 mil imóveis sem luz em Umuarama nesta segunda-feira

Equipes da Copel estão correndo para corrigir a situação causada pelo temporal que atinge a região desde a noite de domingo (21)

Foto: Colaboração/OBemdito
Temporal deixa 2 mil imóveis sem luz em Umuarama nesta segunda-feira
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 09h26 - Modificado em 22 de setembro de 2025 às 09h26

Os temporais que atingem o Paraná desde o fim de semana deixaram 2 mil imóveis sem luz em Umuarama na manhã desta segunda-feira (22). Na região Noroeste, pelo menos 19 postes foram quebrados, segundo balanço parcial da Copel, que ainda será atualizado ao longo do dia.

Em Umuarama, houve também o registro de uma queda de árvore no trecho da avenida Pernambuco em cruzamento com a avenida São Paulo, próximo ao Colégio Malba Tahan. Durante a queda, a árvore atingiu os fios de poste de energia no local, o que resultou no risco de queda do poste. Veja o vídeo:

Já na rua Governador Ney Braga, próximo à Secretaria de Saúde de Umuarama, um leitor relatou ao OBemdito que um galho de árvore caiu sobre um automóvel estacionado. O impacto fez com que os vidros do veículos se quebrassem. Felizmente, ninguém se feriu no ocorrido.

Imagem Do Whatsapp De 2025 09 22 à(s) 08.58.45 596b2f46

No Paraná

Em todo o estado, cerca de 405 mil domicílios permanecem sem fornecimento de energia elétrica. As equipes da Copel registram mais de 5.800 ocorrências para inspeção e reparo, e seguem mobilizadas para atender as demandas.

De acordo com o Simepar, além das chuvas, há registros de descargas atmosféricas intensas nesta manhã, principalmente entre o Oeste, Noroeste e Vale do Ivaí. Em Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento passaram de 100 km/h nas últimas horas.

No Norte do Paraná, em Bandeirantes, duas torres de alta tensão caíram devido à força dos ventos. Apesar disso, os imóveis atendidos pelas linhas não ficaram sem energia, já que o fornecimento foi restabelecido por rotas alternativas. A reconstrução das estruturas deve ser concluída até o fim da semana, conforme a Copel.

Atendimento e precauções

A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.

Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800 51 00 116.

Leia também: Queda de árvore interdita avenida Pernambuco, em Umuarama, veja os vídeos

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.