Primavera de 2025 no Paraná deve registrar ondas de calor e chuvas irregulares (Foto Agência Estadual)
Apesar de começar com chuva e temperaturas amenas, a primavera de 2025 no Paraná deve ser marcada por ondas de calor, longos períodos secos e temporais isolados, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A estação começa às 15h19 da próxima segunda-feira (22) e termina em 21 de dezembro.
Com dias progressivamente mais quentes e longos até a chegada do verão, o período terá influência do fenômeno climático La Niña, previsto em intensidade fraca. Esse padrão tende a reduzir a chuva no Sul do Brasil, especialmente na transição para o verão.
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, porém, o Atlântico Sul Subtropical deve permanecer mais quente que o normal, o que pode compensar parcialmente os efeitos de La Niña em áreas como a faixa leste do Paraná.
“Essa anomalia aumenta a disponibilidade de umidade e pode favorecer maior transporte de vapor d’água para a região, mantendo as chuvas mais próximas da média”, explicou.
A expectativa é de chuvas dentro a ligeiramente abaixo da média no interior paranaense, com destaque para a divisa com Santa Catarina. No Litoral, a previsão é de volumes dentro da climatologia.
“Dezembro será mais seco, com períodos longos sem precipitação consistente e padrão de chuvas irregulares. Vale lembrar que a primavera traz temporais severos, com vento forte, granizo e descargas elétricas”, afirmou Furlan.
As temperaturas médias devem ficar dentro a acima da climatologia em grande parte do estado. Episódios de calor intenso são esperados principalmente em outubro e dezembro.
Na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, as máximas podem chegar a 27,7°C em dezembro, com mínimas de 16,8°C. No Litoral, a tendência é de temperaturas ainda mais altas, chegando a 29°C no mesmo período.
Segundo o Simepar, sistemas como frentes frias, áreas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala (aglomerados de tempestades) devem influenciar a formação das chuvas no Paraná.
No histórico climatológico, outubro apresenta no Litoral volumes entre 148 mm e 227 mm, enquanto na RMC as chuvas ficam entre 100 mm e 190 mm. Em dezembro, os índices aumentam para até 295 mm no Litoral e até 183 mm na capital e região.
(OBemdito com informações da Agência Estadual)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais