Em seu discurso, o prefeito Fernando Scanavaca ressaltou o potencial de Umuarama: “Os umuaramenses precisam reconhecer e valorizar” - Foto: Suzana Machado
A abertura oficial da Feira Saúde reuniu aproximadamente 400 pessoas na noite desta quarta-feira (17), confirmando o interesse da comunidade em temas relacionados à prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida.
O evento, que já nasce consolidado como um dos mais importantes do setor na região, segue até sábado (20) no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, com extensa programação; são mais de 60 marcas expondo seus produtos e serviços e mais de trinta palestras programadas.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parceiras. Em seu discurso, o prefeito enalteceu o fato de Umuarama sediar uma feira dessa grandeza, ressaltando que a cidade se fortalece como polo regional de saúde.
“Eventos como este aproximam a população do conhecimento e de profissionais de referência, promovendo uma transformação positiva na forma como cuidamos da nossa saúde”, afirmou, chamando a atenção para o potencial do município.
“Umuarama tem particularidades que devem ser reconhecidas e valorizadas… Quantas cidades do Brasil, do porte de Umuarama, têm quatro grandes hospitais? Nós temos e isso é um privilégio… Os umuaramenses têm que acreditar em Umuarama, valorizar o que temos e trabalhar unidos para crescermos ainda mais”, pontuou.
Elogiando a iniciativa e o empenho dos organizadores, Scanavaca fez questão de destacar o impacto positivo que a Feira gera para o município: “Ela movimenta a cidade, principalmente a rede de hotéis e restaurantes, pois atrai muitas pessoas de fora, por isso precisamos de mais eventos como este, que fazem nossa economia girar”.
Antes dele, se pronunciaram o diretor da MR Eventos [empresa realizadora], Júlio Melloni; a secretária municipal de Saúde, Dra. Lisbeth Scanavaca; a diretora da Unipar, Evellyn Wietzikoski; e a coordenadora do curso de Medicina da Unipar, Maria Helena Martins.
E entre os convidados de honra também estavam Ricardo Maia, representando o Governo do Estado; Artur Nappo, CEO da Unipar; Dr. Carlos Lisboa, presidente da Associação Médica de Umuarama; Dr. Alexandre Meyer, diretor-presidente da Unimed Noroeste; Wendell Guzzoni, gerente regional do Sebrae; e Viviane Herrera, diretora da 12ª Regional de Saúde.
Ao se pronunciarem, as professoras da Universidade Paranaense destacaram que a parceria com o evento é uma forma de levar à comunidade o compromisso da Instituição com a educação, a pesquisa e a extensão voltadas para o bem-estar coletivo.
“A Universidade Paranaense tem muito orgulho de ser patrocinadora oficial desta Feira; como Instituição que forma profissionais em todas as áreas da saúde, apoiar iniciativas como esta é reafirmar nosso compromisso com a cidade, com a região e, principalmente, com as pessoas que confiam na Unipar para cuidar do seu futuro”, disse a diretora Evellyn Wietzikoski.
Ela também salientou a programação, alicerçada na diversidade de ações: “Serão palestras, atendimentos, orientações e experiências que certamente vão impactar a vida dos visitantes; a cada estande, a cada atividade, vemos o quanto a saúde pode ser fortalecida quando diferentes setores se unem para trabalhar em conjunto”.
Para a coordenadora Maria Helena Martins, a Feira Saúde vem ao encontro da concretização do compromisso da Unipar com o bem-estar da comunidade de Umuarama e região. “É mais que um evento… É a expressão do elo entre a educação e a vida real”, colocou.
E lembrou a importância do curso de Medicina. “A história do nosso curso de Medicina se entrelaça com a vocação de Umuarama de ser um polo médico conceituado… Esta Feira é a materialização de um conceito fundamental: a saúde é construída em comunidade”.
Após a solenidade, o público acompanhou atentamente a palestra do biomédico Roberto Martins Figueiredo, o conhecido Dr. Bactéria. Em uma fala motivadora, ele ressaltou que qualidade de vida depende de atitude.
“Temos oportunidades, temos fé e temos saúde pública, mas é preciso agir; cada um de nós é responsável não apenas pela própria qualidade de vida, mas também pela do próximo”, assegurou.
Com seu jeito intrépido, e uma desenvoltura de palco admirável, justificou a importância da atitude: “É essa consciência que tira a sociedade da acomodação e faz todos lutarem por prevenção de doenças e por um dia a dia mais saudável”, mencionou, sob aplausos.
A programação desta primeira edição da Feira Saúde segue com mais palestras e atividades práticas, reforçando o papel do evento como espaço de informação e conscientização para toda a população.
O convidado especial desta quinta-feira, 18, é o Dr. Jorge Luiz ou o Dr. Biossegurança, que vem a Umuarama especialmente para este compromisso. Doutor em Biotecnologia, ele promete falar sobre o tema ‘Biossegurança, transforme sua carreira, salve vidas’.
Mais cinco palestras estão na pauta de hoje, todas com entrada gratuita. Entre patrocinadores e apoiadores da Feira Saúde estão nomes de peso, como Unipar, GuiMed, App Health, Sicredi, Sisprime, Secretaria de Estado do Turismo, Prefeitura, Associação Médica, Uopeccan e Associação Comercial e Industrial de Umuarama
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais