Município tem mais de 50 ordens de serviço em aberto e apenas seis profissionais (Foto Prefeitura de Umuarama)
A Prefeitura de Umuarama está com dificuldade em atender a demanda por manutenção em equipamentos de refrigeração de prédios públicos, como escolas, postos de saúde e o Paço Municipal.
O problema é a baixa adesão de microempreendedores individuais (MEI) especializados na área ao edital de chamamento público 01/2025, que credencia prestadores de serviços para reparos e manutenção por 12 meses, até julho de 2026.
Segundo o secretário de Administração, Cleber Bomfim, outras áreas como podador, pedreiro, eletricista e pintor estão bem atendidas, mas a procura por técnicos em refrigeração é insuficiente. “Temos mais de 50 ordens para execução de serviços e apenas seis MEI credenciados”, afirma.
O credenciamento deve ser feito na Casa do Empreendedor, na avenida Rio Branco, junto à Agência do Trabalhador, de segunda a sexta-feira. O edital traz todas as exigências e critérios de participação.
Chamamento público é um procedimento utilizado pelas prefeituras e outros órgãos públicos para selecionar pessoas jurídicas, como empresas ou microempreendedores individuais (MEIs), que tenham interesse em prestar determinados serviços ou fornecer produtos ao município.
Funciona como uma forma de convocação aberta, geralmente por meio de edital, em que são definidos os critérios de participação, documentação exigida, condições de trabalho e remuneração. Diferente de uma licitação comum, o chamamento público é mais simples e costuma ser usado para credenciar profissionais ou empresas que ficarão à disposição da administração por um período, atendendo conforme a demanda.
O objetivo é garantir transparência, igualdade de oportunidades e legalidade na contratação, além de facilitar o acesso de pequenos empreendedores ao mercado público, já que o credenciamento permite que vários prestadores atuem ao mesmo tempo.
(OBemdito com informações da Prefeitura de Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais