Seminário vai discutir sustentabilidade na agropecuária na região do arenito
Sicoob marca presença ao evento coordenado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama
Durante dois dias a Sociedade Rural de Umuarama (SRU) será sede da quinta edição do ‘Seminário de Sustentabilidade na Agropecuária’, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama (Areau). O evento acontece nos dias 17 e 18, com palestras, workshops e atividades práticas sobre sustentabilidade no arenito caiuá.
Com toda uma estrutura de apoio ao desenvolvimento de agronegócios, o Sicoob Arenito marca presença no seminário com estande para recepcionar os participantes. “São esperados entre 150 e 200 produtores rurais, que encontram no Sicoob soluções completas para o agronegócio, incluindo linhas de crédito – com custeio, investimento, comercialização e industrialização –, acesso a programas agropecuários do BNDES e serviços de giro rural para o setor agrícola e pecuário, entre outros”, detalha Waldir Campana, presidente do Conselho de Administração da cooperativa financeira.
A programação tem início às 7h45 desta quarta-feira (17) e a palestra de abertura será com o engenheiro agrônomo Antonio José Coelho de Castro, consultor e assistente técnico do Comitê da Pecuária Moderna de Maringa – ele aborda o tema ‘Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF). Logo após é a vez do engenheiro agrônomo Amauri Ferreira Pinto, gerente estadual de Políticas Públicas do IDR-PR falar sobre ‘Conservação de Nascentes – O futuro da agropecuária no arenito’.
A tarde da quarta começa com a palestra ‘Manejo de Matéria Orgânica para Alta Retenção de Água’, proferida pela engenheira agrônoma Drª Josiane Bürkner dos Santos, do IDR-PR, e segue com a apresentação do tema ‘Manejo Sustentável e Uso de Remineralizadores na Agricultura’, pelo engenheiro agrônomo Eduardo Augustinho dos Santos, do IDR-PR.
“O encerramento das atividades deste dia será com o engenheiro agrônomo Dr. João Paulo Francisco, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que propõe o tema ‘Desafios e Oportunidades da Produção em Pasto no Arenito Caiuá’, de muito interesse a todos os participantes”, comenta Humberto Vignoli, presidente da Areau.
Práticas sustentáveis
No segundo dia do seminário as atividades têm início às 8h30, com a exposição do case de sucesso ‘Recolhimento das Embalagens de Defensivos Agrícolas’, pelo engenheiro agrônomo Waldir José Baccarin, diretor-executivo da Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária).
“O evento segue com a análise ‘Potencial Erosivo dos Solos Areníticos’, feito pelo engenheiro agrônomo Dr. Hélio Henrique Soares Franco, da Unicesumar, e será encerrado com a apresentação ‘Como Aplicar Tecnologias Digitais na Propriedade’, pelo engenheiro agrônomo Jhonatan Lodi, da MA Máquinas’, finaliza Vignoli.





