Ítalo Fabio Casciola

Há dez anos, a mais antiga praça de Umuarama virou um cartão postal ‘instagramável’!

Era o segundo semestre de 2015. Naquele ano o bem sucedido empresário imobiliário Moacir Silva exercia o mandato de prefeito de Umuarama. Entre a infinidade de obras que realizou no decorrer de sua administração está uma que merece ser lembrada: a completa revitalização da velha Praça Arthur Thomas.

Em julho daquele ano ele começou a execução de um projeto para modernizar por completo aquele espaço que, além de ser o ‘coração’ do comércio da Capital da Amizade, sempre foi uma página histórica, afinal ao redor dela teve início a urbanização da nova cidade que a colonizadora Cia Melhoramentos lançou em 1953.

Na época da pós-fundação de Umuarama, a primeira pracinha da cidade era vazia, sem nenhum atrativo nem obras que pudessem fazer dela um cartão postal…

A “pracinha”, como era carinhosamente tratada pelos pioneiros e pelas gerações que começaram a vida frequentando-a por falta de outros lugares para socializar, sempre foi simplória, nunca teve nenhum atrativo especial que ganhasse a consideração de cartão postal. Mesmo sendo a área mais movimentada por ser rodeada pelo comércio, ela não tinha nenhum atrativo especial. Era simplesmente uma praça, ou melhor dizendo, era apenas a velha primeira praça da cidade!

Na década de 1950, ela sediou a primeira estação rodoviária, ponto de chegada dos primeiros moradores que vieram de todos os cantos do Brasil para iniciar nova vida aqui…

Era difícil de acreditar que depois de tantos prefeitos que haviam passado pela política local nenhum dirigiu suas atenções para a preservação ou modernização daquele pitoresco espaço urbano. Mas, finalmente apareceu alguém com a sabedoria de realizar essa obra.

Quando Umuarama foi alçada à condição de município, na década de 1960, a pracinha ganhou mobiliário de cimento e iluminação. E ficou só nisso durante loooongo tempo… Árvores foram plantadas muito depooois…

E Moacir Silva, que pode ser considerado um “umuaramense de alma e coração” pois aqui chegou na sua infância, tevê a brilhante idéia de reformar completamente o “redondo” homenageando a cidade com um novo e moderno cartão postal!

Com essa iniciativa na forma de um belo projeto de completa revitalização, misturando o antigo e o moderno, ele desejava dar nova vida a esse logradouro que transpira história e lembranças da vida de várias gerações.

Equipes de engenheiros e operários entraram em ação e fizeram uma “limpa geral” no cenário que perdurara durante décadas: derrubaram árvores que já estavam velhas e cansadas, fizeram desaparecer escadarias bem desgastadas pelo tempo que só serviam para cansar – e até colocar em risco de violentos acidentes os pedestres frequentadores da Arthur Thomas. Tudo o que era cimentado no local, como calçadas, bancos onde se sentavam e muretas desapareceram a marretadas, deixando o amplo espaço limpo para a obra que daria vida ao moderno projeto. Também sumiram os gramados e arbustos que também estavam envelhecidos e conferiam feia aparência ao cenário…

Chegou o fim do ano, depois de muito trabalho, a “jovem e moderna” Praça Arthur Thomas estava pronta! Com o centro da cidade hiper lotado, movimentadíssimo pelas multidões indo às compras natalinas, os umuaramenses se encantavam com a grande realização com coberturas metálicas vistosas ocupadas por cafeteria e stands servindo salgados, doces, sorvetes e lanches…

Ao chegar à praça, todo mundo ficava admirado com as linhas arquitetônicas arrojadas, combinando com as árvores que haviam sido preservadas. Some-se a isso a jardinagem verde e colorida que enfeitava o lugar que antes era meio melancólico e frequentado apenas pelos saudosistas idosos. Nesta nova fase a nova geração passou a circular com frequência no novo cartão postal e a praça virou ponto para a realização de diversos tipos de eventos recreativos, culturais, artísticos e filantrópicos.

A Praça Arthur Thomas já arborizada… As belas sombras atraíam frequentadores, principalmente aqueles que circulavam pela famosa “Boca Maldita”, como era chamado o Bar Carioca situado ao lado da praça e que servia o melhor café da cidade. E era o ponto habitual dos fofoqueiros da política!

Vale lembrar que o histórico monumento em homenagem ao colonizador Arthur Thomas, permaneceu durante longo tempo completamente desgastado pelas tempestades climáticas – chuvas e calor intenso do sol – e pela absoluta falta de conservação. A estátua apresentava uma imagem realmente horrível! Com a revitalização foi instalado um novo busto, de cor dourada, com brilho simplesmente fantástico que causa admiração aos que andam pela área central da praça.

Em 2015, há exatos dez anos atrás, a Arthur Thomaz foi revitalizada: Ganhou incrível beleza com linhas arquitetônicas modernas em espaços que encantam até hoje os umuaramenses e os turistas que a visitam! Observem que as árvores que rodeavam a praça foram preservadas, colorindo de verde o novo cenário “instagramável”… Agora siiim é um charmoso cartão postal da Capital da Amizade!!!

Neste momento em que a revitalização “comemora” dez anos, a praça é uma paisagem de beleza e um verdadeiro “lugar para o encontro de amigos e famílias”, bem ao estilo do slogan da Capital da Amizade!
Para dar um toque atual a esta crônica, digo que atualmente a Praça Arthur Thomas é um espaço “instagramável”, onde todo mundo quer fotografar e ser fotografado. Quem chega à Capital da Anuzade, faz questão de visitá-la e de passear por todos os cantos dela…

Combinando com as estruturas modernas, os jardins floridos encantam as multidões que todos os dias passam pela Avenida Paraná ou os que passeiam por esse belo recanto urbano da Capital da Amizade!

Comparada com imagens fotográficas da antiga praça, a atual realmente causa verdadeiro orgulho aos umuaramenses. Tornou-se de fato um deslumbrante ponto turístico da cidade!

Nestes tempos modernos, a Praça Arthur Thomas situada na maior via da cidade, a Avenida Paraná, pode ser considerada “instagramável”: além de hiper movimentada por sediar eventos e ser centro rodeado pelo comércio, é cenário para fotos dos frequentadores e turistas que depois postam as imagens nas redes sociais…

(ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

4 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

4 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

4 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

4 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

5 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais