Fotos: Assessoria UEM
O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) completou 21 anos de atuação na última sexta-feira (12). Localizado no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), o hospital é referência em saúde animal no Paraná.
Desde sua inauguração em 2004, o HVU já realizou mais de 60 mil procedimentos e atendeu mais de 16 mil animais. Os pacientes não são apenas de Umuarama e da região Noroeste, mas também de cidades como Maringá, Londrina e até municípios do Mato Grosso do Sul.
A estrutura possui equipamentos para acolher animais de vários portes. Desde o pequeno porte (cães, gatos e coelhos), grandes animais (equídeos, bovinos e ovinos) e, ainda, animais silvestres.
Segundo o diretor do HVU, professor Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, a unidade se consolidou como centro de referência regional. “O hospital oferta aos alunos a vivência da prática clínica e um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas”, enfatiza. Atualmente, o corpo clínico possui 28 profissionais, incluindo dez docentes veterinários, duas servidoras técnicas e 16 residentes. Eles atuam nos diversos setores e laboratórios.
A unidade realiza mensalmente cerca de 150 atendimentos clínicos, 45 procedimentos cirúrgicos e mais de 600 exames. Só em 2024, o hospital veterinário registrou 9,4 mil procedimentos.
Entre os serviços prestados estão clínica médica, cirurgias, internação de pequenos e grandes animais, setor específico para doenças infectocontagiosas. Além disso, o HVM atende nos setores de reprodução animal, anestesiologia, oftalmologia, patologia clínica, microbiologia, parasitologia, diagnóstico por imagem (radiologia, ultrassonografia e endoscopia), além de especialidades ortopédicas e neurológicas.
Além de atender a comunidade, o HVU é fundamental para a formação de cerca de 200 estudantes do curso de Medicina Veterinária do CAU/CCA. Bem como, de alunos do Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal (PPS/UEM).
O reitor Leandro Vanalli falou sobre a relevância do serviço prestado na unidade. “O Hospital Veterinário da UEM completa 21 anos reafirmando o compromisso da universidade com a formação de qualidade e a prestação de serviços relevantes à sociedade. Essa trajetória nos orgulha e expressa a força da nossa UEM no desenvolvimento regional e estadual. A cada atendimento e a cada conquista, o HV reafirma a nossa missão de servir à sociedade com excelência e compromisso”, destaca.
Conforme a UEM, o hospital veterinário é o único em um raio de 150 quilômetros a oferecer atendimento clínico-cirúrgico de alta complexidade, disponível inclusive em regime de emergência 24 horas.
O hospital iniciou suas atividades em 12 de setembro de 2004 com estrutura modesta. A unidade era composta por duas salas destinadas a consultório e cirurgias de pequeno porte. Primeiramente, teve parceria da Sociedade Protetora dos Animais de Umuarama.
Com o passar dos anos, recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da UEM e dos governos estadual e federal. Dessa forma, aconteceram ampliações sucessivas que possibilitaram variar os tipos de atendimentos.
Em 2008, ganhou novos laboratórios e setores de internamento; em 2010, foi inaugurado o Hospital de Grandes Animais. A partir de 2013, o hospital passou a receber médicos veterinários residentes e, em 2022, passou a oferecer atendimento 24 horas. De acordo com a UEM, a unidade é a única da região a prestar esse tipo de serviço ininterruptamente. Mais recentemente, adquiriu equipamentos de radiologia digital e renovou o centro cirúrgico de pequenos animais.
O Hospital Veterinário Universitário da UEM está localizado na Estrada da Paca, bairro São Cristóvão, em Umuarama. Ele faz parte do câmpus Fazenda do CAU/CCA. Os atendimentos eletivos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os interessados devem fazer o agendamento pelo telefone e WhatsApp (44) 3621-9437. Emergências são recebidas 24 horas por dia.
Para obter mais informações mantenha contato através do e-mail sec-hvu@uem.br, do site do HVU ou do perfil oficial do hospital no Instagram (@hv_uem).
(Informações: Assessoria UEM)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais