Umuarama terá quinta-feira (11) de sol forte e ar seco, aponta Simepar
A umidade relativa do ar deve cair bastante durante o período da tarde
Umuarama terá uma quinta-feira (11) de sol forte, temperaturas elevadas e ar seco, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A máxima à tarde deve chegar a 30°C.
O tempo será de céu aberto durante todo o dia, sem expectativa de chuva. Ainda assim, a umidade relativa do ar pode cair para 21%, índice considerado preocupante por especialistas. O vento deve ser fraco, com rajadas que não passam de 17 km/h.
Na sexta-feira (12), as condições não mudam de forma significativa. O sol aparece entre nuvens, mas a chuva segue fora da previsão. As temperaturas continuam semelhantes, variando entre 16°C e 29°C. A umidade, contudo, deve ser ligeiramente mais alta, o que pode amenizar o desconforto do calor.
No sábado (13), o cenário é parecido. O Simepar prevê muitas nuvens, mas sem registro de instabilidade. As temperaturas variam entre 19°C de mínima e 29°C de máxima. A umidade do ar sobe à noite, proporcionando leve alívio após as tardes quentes.
Apesar da estabilidade atmosférica, o calor combinado com o ar seco preocupa. Médicos alertam para riscos de desidratação e problemas respiratórios. “A hidratação precisa ser reforçada em dias assim”, recomenda a Secretaria de Saúde do Paraná.
De acordo com o Simepar, a tendência é que Umuarama mantenha esse padrão de tempo estável ao longo do fim de semana, sem grandes mudanças no início da próxima semana.

Leia também: Pedido de vistas adia decisão do TRE sobre recurso que tenta manter Lucas Grau no cargo





