Umuarama

Em Umuarama, decreto suspende restrição à dança em eventos e libera público em pé

Com o avanço do plano nacional de vacinação contra covid-19 em todo o município e a avaliação do Centro de Operações de Enfrentamento à Pandemia (COE) de que Umuarama vive hoje uma situação epidemiológica de baixo risco, um novo decreto foi publicado pela Prefeitura nesta sexta-feira (29), flexibilizando medidas de enfrentamento ao coronavírus.

A partir de agora não há mais restrições para danças em eventos e deixa de ser obrigatório que os participantes permaneçam sentados. Desta forma, poderão ser realizados eventos com o público em pé. O decreto mantém o estado de calamidade e a situação de emergência na saúde pública (em vigência até 31/12, conforme o decreto estadual 7.899/2021) e reforça outras medidas restritivas para o combate à doença.

Permanecem proibidos eventos presenciais de qualquer tipo em local não autorizado e em locais fechados sem sistema de climatização com renovação do ar; que não tenham controle de público ou presença superior às normas, como exposições e festivais; de caráter internacional; e que não atendam aos critérios do decreto e atos normativos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Excepcionalmente, podem ser realizados concursos públicos e demais processos seletivos, com as devidas medidas preventivas. Está permitida a realização de eventos que respeitem as medidas de prevenção, controle sanitário e limites estabelecidos em atos normativos da Sesa.

Em espaço aberto podem reunir até 5 mil pessoas (até 60% da capacidade local) e em espaço fechado, até 2 mil (máximo de 50% de ocupação). Os participantes deverão utilizar máscara a todo momento, exceto para ingestão momentânea de comida ou bebida.

A realização dos eventos fica condicionada à autorização pela Vigilância Sanitária do município, após requerimento com a antecedência mínima de sete dias e respeitando as normativas sanitárias das resoluções da Sesa. No desenvolvimento de atividades em espaço público ou privado de uso público é obrigatório o uso de máscara, uso e disponibilização de álcool 70% para higienizar mãos e superfícies.

Veículos de transportes público devem circular com os vidros abertos ou com ar-condicionado limpo e serem higienizados com álcool 70% sempre que chegarem ao terminal, especialmente os puxadores, corrimãos e locais tocados pelos usuários.

O funcionamento das escolas e universidades públicas e privadas, inclusive as conveniadas ao Estado ou ao município, por meio de aulas presenciais, deve respeitar a resolução 735/2021 da Sesa. As igrejas deve respeitar a resolução 705/2021 também da Secretaria de Estado da Saúde.

O não cumprimento das medidas do decreto sujeita os infratores às penalidades previstas. No caso de eventos, o descumprimento das medidas restritivas sujeita às sanções o seu organizador, quando o evento for cadastrado na Secretaria Municipal de Saúde, e o proprietário do imóvel onde o evento ocorre, quando não cadastrado.

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

13 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

28 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

55 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

2 horas ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais