Foto: Reprodução
A Justiça Federal do Paraná (JFPR) condenou um cacique a 15 anos e dez meses de prisão em regime fechado pela tentativa de latrocínio contra policiais da Força Nacional de Segurança Pública, em Terra Roxa, no Oeste do Estado. O crime ocorreu em 6 de setembro de 2024, durante um conflito por terras.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o acusado liderava um grupo de cerca de 30 indígenas quando subtraiu um fuzil de uma viatura da Força Nacional. Ele tentou atirar contra dois agentes, um homem e uma mulher, mas a ação não se consumou porque a arma estava travada.
A defesa alegou “crime impossível”, sustentando que não houve disparo. O juiz federal Gustavo Chies Cignachi, entretanto, rejeitou o argumento e destacou que a intenção do réu ficou evidente: “A consumação somente não ocorreu por circunstâncias alheias à vontade do agente (a arma de fogo estar travada no momento dos fatos)”, afirmou na sentença.
Além de condenar o cacique, a Justiça também determinou que MPF e Polícia Federal investiguem a possibilidade de falso testemunho de três pessoas que depuseram a favor da defesa.
O réu respondeu ao processo em liberdade e poderá recorrer da condenação sem necessidade de prisão imediata.
O conflito pela demarcação de terras no oeste do Paraná é decorrente da construção da Usina de Itaipu, com indígenas reivindicando novas áreas e um acordo em andamento para a compra de 3 mil hectares pela usina. A região acumula tensões históricas ligadas à disputa fundiária e, em setembro de 2024, um episódio agravou a situação: durante negociações em Terra Roxa, indígenas atacaram agentes da Força Nacional e roubaram uma carabina. O armamento foi posteriormente recuperado pela Polícia Federal com apoio da Funai, sem novos incidentes.
(Com informações JFPR)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais