Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama ampliou as turmas de berçários e, com isso, reduziu a espera por vagas no sistema Fila Única. Essa é uma das ações que a Secretaria Municipal de Educação implementou a partir de janeiro deste ano. O resultado beneficia os pais ou responsáveis por crianças que aguardam vaga na Educação Infantil de Umuarama.
O sistema Fila Única gerencia as vagas e, nos últimos meses, aconteceu uma drástica redução na espera por vagas. De acordo com informações da Prefeitura, hoje praticamente não há fila – a não ser quando existe a preferência dos pais por um estabelecimento de ensino específico.
Para o início do ano letivo de 2025 a Secretaria de Educação convocou cerca de 1.200 crianças que aguardavam na espera. Ao longo do ano, o sistema chegou a aproximadamente 2 mil convocações. Hoje são cerca de 200 crianças aguardando vaga – número que será ainda mais reduzido com nos novos berçários em 2026.
Leia também: Fila Única: Prefeitura alerta pais sobre atualização de cadastros.
Já pensando no próximo ano, a gestão municipal planeja ampliar um dos segmentos com maior demanda, o berçário, que atende crianças a partir dos quatro meses de vida. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, e com um trabalho apurado da Secretaria de Educação, foram criadas novas salas para atendimento em berçário e um número expressivo de novas vagas serão abertas no próximo ano letivo.
“Para 2026, passaremos a contar com mais dez centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) com turmas de berçário. O dobro do que temos hoje. Serão 19 unidades educacionais atendendo a essa faixa etária”, anunciou a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.
As novas turmas serão instaladas nos CMEIs Cecília Meireles, Maria Arlete Alves dos Santos, Professora Nelly Gonçalves, Rachel de Queiroz, São Cristóvão e São Francisco de Assis, e nas escolas municipais Analides de Oliveira Caruso, Benjamin Constant, Carlos Gomes e Vinícius de Morais, que também contam com educação infantil.
Com esse reforço na oferta de vagas, o tempo de espera na fila será reduzido ainda mais. “A perspectiva é que a espera se restrinja apenas aos casos em que os pais aguardam vagas em estabelecimentos específicos, como CMEIs próximos de suas casas ou com opção de tempo integral”, acrescentou a coordenadora geral pedagógica da Secretaria de Educação, Katia Azevedo.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais