Imagem: Assessoria PMU
A exposição de cultura afro ‘Uma jornada com Nanã Buruquê’ estreia em Umuarama na próxima segunda-feira (1º) e vai abordar a saúde mental. A Fundação Cultural e o Instituto Xamânico Céu de Aruanda e Reino de Ewá, que atua no município desde 2020, promovem essa mostra.
O foco da exposição é a relação entre os orixás – divindades e forças primordiais da natureza, cultuadas nas religiões africanas – e a depressão. A mostra de cultura afro é gratuita, e começa às 19h30 de segunda-feira, no Centro Cultural Vera Schubert.
A exposição traz a ritualística universalista para o cenário local e busca difundir culturas e saberes religiosos. Principalmente do povo africano Yorubá, onde atua como centro religioso afro-brasileiro. O mês da campanha ‘Setembro Amarelo’ aborda a discussão e prevenção do suicídio. Por isso, o instituto promove uma conscientização sobre a saúde mental por meio da perspectiva sagrada dos orixás.
“Nesta mostra vamos explorar a história de Nanã di Buruquê, orixá da sabedoria e da ancestralidade, sob um novo olhar. Os itans de Nanã – que falam sobre a depressão pós-parto, a separação de Oxalá, a entrega de seu filho Omolu e a reclusão nos pântanos – torna-se um espelho para as lutas internas que tantas pessoas enfrentam hoje”, explicam os organizadores.
Os visitantes da exposição de cultura afro conhecerão vestimentas dos orixás, paramentas, imagens e, além disso, elementos desta mitologia. Tais itens buscam conectar a narrativa ancestral com as questões de saúde mental da atualidade.
“A exposição é um lembrete de que a dor é parte da jornada, mas a busca por cura e apoio é o caminho para o renascimento. É uma história de força e superação”, convida o coordenador de Ação Cultural da fundação, professor Alessandro Salgado.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e o Ministério da Cultura, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), são apoiadores da exposição.
(Informações: Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais