Fotos: Assessoria PMU
O Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Umuarama está em processo de conversão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A equipe do local atende casos de urgência e emergência em saúde 24 horas por dia. Com a mudança, a unidade será credenciada junto ao Ministério da Saúde.
A alteração tem o apoio do deputado federal Zeca Dirceu e está prevista para acontecer em breve. A princípio, falta apenas a publicação de uma portaria do governo federal.
Ao lado do prefeito Fernando Scanavaca, o deputado conheceu as instalações da unidade na tarde desta quarta-feira (27). Também participaram da visita a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, o reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia.
A instituição de ensino superior é uma grande parceira do Pronto Atendimento no repasse de equipamentos. Além disso, a instituição de ensino disponibiliza alunos dos cursos ligados à área de saúde para atendimento da comunidade.
A comitiva visitou todos os setores da unidade, conversou rapidamente com a equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares. Bem como, conheceu os recursos tecnológicos disponíveis para o pronto atendimento emergencial.
“O PAM atende a todos os pacientes trazidos pelo Samu, Siate/Corpo de Bombeiros, ambulâncias ou que chegam por conta própria. Após o diagnóstico eles são medicados e liberados, ou encaminhados para especialistas ou internação hospitalar”, explicou a coordenadora, enfermeira Cíntia Braga.
Leia também: Cirurgia inédita em Umuarama devolve esperança a pacientes com limitações na coluna.
O relatório mais recente aponta que o PAM prestou 10.172 atendimentos médicos no mês de julho. “Realmente é um número bem expressivo. Percebemos que a unidade é muito bem estruturada e presta um ótimo serviço”, comentou o deputado.
Por fim, o prefeito aproveitou a visita para apresentar as demandas do Pronto Atendimento. Ele comentou sobre o alto custo de manutenção e reforçou a importância da mudança para UPA. “Que vai permitir mais investimentos e recursos para custeio por parte do Ministério da Saúde”, lembrou Scanavaca.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais