Foto: Colaboração/OBemdito
A vida de Felipe da Silva, 16 anos, filho de agricultores de Francisco Alves, no Noroeste do Paraná, está prestes a ganhar novos rumos a partir desta quarta-feira (27). Estudante do 2º ano do Colégio Estadual Bairro Catarinense, ele embarca para a Inglaterra pelo programa Ganhando o Mundo, do governo estadual.
O adolescente, que sempre sonhou em ser jornalista, vê a viagem como oportunidade de abrir horizontes. A mãe, Luzia Graf Bozo, afirma que a chance é resultado de anos de dedicação.
“Desde pequeno sempre foi um bom aluno. Na oitava série já dizia que queria aprender inglês. Sempre falava que tinha que participar do programa. No ano passado, uma prima dele foi para a Nova Zelândia e, neste ano, ele conseguiu a vaga”, disse.
A família mora em uma pequena propriedade rural no bairro Palmital, onde sobrevive da plantação de milho e da venda de leite. Segundo Luzia, sem o programa, o sonho do filho seria inviável. “Estamos muito felizes, mas também com o coração apertado. Ele vai para outro país, não sabemos como vai ser. Vai ficar em uma casa de família de indianos”, contou emocionada.
Felipe não embarca sozinho. Outros três estudantes da região também integram o grupo. Isabelle Martins Feliz de Almeida, de Douradina, também vai para a Inglaterra. Já Ísis Cabral Gabiatto, de Icaraíma, e Luiz Eduardo Larroza Fasioli, de Altônia, seguirão para a Irlanda. Eles irão passar seis meses nos escolhidos.
Criado pelo Governo do Paraná, o programa seleciona estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual para intercâmbios em instituições estrangeiras. O objetivo é ampliar a formação acadêmica e promover trocas culturais e pedagógicas que, depois, são compartilhadas nas escolas paranaenses. Neste ano, mil alunos foram escolhidos em todo o estado.
Leia também: Aluna de Icaraíma embarca para intercâmbio na Irlanda pelo programa Ganhando o Mundo
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais