Foto: Colaboração/OBemdito
A estudante Ísis Cabral Gabiatto, 16 anos, moradora de Icaraíma, está de malas prontas para viver um intercâmbio na Irlanda. Ela foi selecionada para o programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná.
Filha da professora de história Patrícia Cabral Gabiatto e do atendente de agropecuária Emerson Gabiatto, Ísis cursa o segundo ano do ensino médio e se dedica há três anos para alcançar o sonho.
Segundo a mãe, a conquista foi fruto de disciplina e empenho. “Ela é uma adolescente muito dedicada, lutou muito por essa vaga. Para a Irlanda eram apenas duas, a maioria dos alunos queria. Desde o primeiro ano ela disse que iria tentar, traçou uma meta e alcançou”, contou Patrícia.
O esforço da jovem incluiu intensos estudos de inglês. Atualmente, Ísis alcançou o nível 6 de proficiência. “Ela sempre foi muito centrada, lê bastante, estuda muito e se dedica muito ao inglês”, destacou a mãe.
A família se diz orgulhosa, mas também sente a ansiedade do embarque. “Estamos muito felizes, ansiosos e um pouco preocupados. Tentamos passar o máximo de segurança possível, porque sabemos que ela está bem preparada. Acredito que ela vai sentir o clima, que é muito diferente, com invernos que podem chegar a 20 graus negativos”, afirmou Patrícia.
A estudante viverá em Leighlinbridge, cidade com cerca de 993 habitantes, segundo dados do censo da Irlanda de 2022, cercada por um castelo e com forte tradição histórica. “É uma cidade pequena, mas isso vai permitir conhecer bastante coisa. Ela terá contato direto com a cultura deles, é um país histórico”, disse a mãe.
O destino, segundo Patrícia, pode ampliar as perspectivas da filha sobre a formação acadêmica. “Ela ainda não sabe o que vai cursar na faculdade, mas acredito que essa viagem vai abrir novos horizontes.”
O embarque de Ísis e de outros alunos da região de Umuarama ocorre nesta quarta-feira (27). Os estudantes seguem primeiro para Curitiba, depois viajam para São Paulo e embarcam rumo a Madri, na Espanha. De lá, partem para Dublin, capital da Irlanda, e por fim para Leighlinbridge, em um trajeto que inclui ônibus e trem.
Criado pelo Governo do Paraná, o programa leva estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual para instituições estrangeiras. A iniciativa busca ampliar a formação acadêmica e oferecer experiências culturais e pedagógicas que serão compartilhadas nos colégios estaduais. Neste ano, mil alunos foram selecionados em todo o Estado.
Leia também: Empresários mudam a vida de família humilde em Cruzeiro do Oeste
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais