Foto: Colaboração/OBemdito
A estudante Ísis Cabral Gabiatto, 16 anos, moradora de Icaraíma, está de malas prontas para viver um intercâmbio na Irlanda. Ela foi selecionada para o programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná.
Filha da professora de história Patrícia Cabral Gabiatto e do atendente de agropecuária Emerson Gabiatto, Ísis cursa o segundo ano do ensino médio e se dedica há três anos para alcançar o sonho.
Segundo a mãe, a conquista foi fruto de disciplina e empenho. “Ela é uma adolescente muito dedicada, lutou muito por essa vaga. Para a Irlanda eram apenas duas, a maioria dos alunos queria. Desde o primeiro ano ela disse que iria tentar, traçou uma meta e alcançou”, contou Patrícia.
O esforço da jovem incluiu intensos estudos de inglês. Atualmente, Ísis alcançou o nível 6 de proficiência. “Ela sempre foi muito centrada, lê bastante, estuda muito e se dedica muito ao inglês”, destacou a mãe.
A família se diz orgulhosa, mas também sente a ansiedade do embarque. “Estamos muito felizes, ansiosos e um pouco preocupados. Tentamos passar o máximo de segurança possível, porque sabemos que ela está bem preparada. Acredito que ela vai sentir o clima, que é muito diferente, com invernos que podem chegar a 20 graus negativos”, afirmou Patrícia.
A estudante viverá em Leighlinbridge, cidade com cerca de 993 habitantes, segundo dados do censo da Irlanda de 2022, cercada por um castelo e com forte tradição histórica. “É uma cidade pequena, mas isso vai permitir conhecer bastante coisa. Ela terá contato direto com a cultura deles, é um país histórico”, disse a mãe.
O destino, segundo Patrícia, pode ampliar as perspectivas da filha sobre a formação acadêmica. “Ela ainda não sabe o que vai cursar na faculdade, mas acredito que essa viagem vai abrir novos horizontes.”
O embarque de Ísis e de outros alunos da região de Umuarama ocorre nesta quarta-feira (27). Os estudantes seguem primeiro para Curitiba, depois viajam para São Paulo e embarcam rumo a Madri, na Espanha. De lá, partem para Dublin, capital da Irlanda, e por fim para Leighlinbridge, em um trajeto que inclui ônibus e trem.
Criado pelo Governo do Paraná, o programa leva estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual para instituições estrangeiras. A iniciativa busca ampliar a formação acadêmica e oferecer experiências culturais e pedagógicas que serão compartilhadas nos colégios estaduais. Neste ano, mil alunos foram selecionados em todo o Estado.
Leia também: Empresários mudam a vida de família humilde em Cruzeiro do Oeste
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais