Umuarama

Robô Zag leva robótica interativa ao TechnoPark de Umuarama

O robô Zag, mais recente desenvolvimento da BRBot Company, estará no TechnoPark de Umuarama entre os dias 26 e 28 de agosto. Equipado com inteligência artificial e movimentos expressivos, o robô conversa de forma natural com diferentes públicos, combinando conhecimento e entretenimento.

O projeto surgiu após a experiência bem-sucedida com o robô Ziggy AI, implantado na ala infantil do Hospital Meridional, em Vitória (ES). Na ocasião, o robô aproximou crianças e familiares durante a hospitalização, oferecendo acolhimento e distração positiva.

Com Zag, a empresa busca ampliar o alcance da robótica interativa em educação, cultura e eventos. A inteligência artificial do robô permite adaptar suas interações de acordo com o público e o objetivo, tornando a experiência mais dinâmica e impactante.

Leia também: Projeto do Cemil transforma tampinhas em cuidado com animais resgatados pela Saau

“O robô representa o potencial da tecnologia nacional e tem origem em Umuarama. Hoje, a empresa está consolidada em Campinas (SP), mostrando que empreendedores locais podem criar soluções competitivas e transformadoras”, afirmou Junior Ceranto, secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O cronograma de visitação do TechnoPark inclui horários das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, com passeios pelo centro da cidade. Segundo Paulo Leon Baraniuk, diretor de Inovação e coordenador do TechnoPark, várias turmas de alunos já estão agendadas, e a visita também será aberta a professores e instituições.

Na tarde de terça-feira (26), o robô receberá 60 adolescentes do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju), às 14h15. Na manhã de quarta-feira (27), serão 40 jovens, às 9h. As atividades serão conduzidas pelo professor Jeferson Ferreira, coordenador do Ceju.

(OBemdito com informações Assessoria PMU)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

2 minutos ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

11 minutos ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

39 minutos ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

1 hora ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

2 horas ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais