Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Dentista de Douradina usa redes sociais para divulgar tratamento gratuito no SUS

Carneiro. Galinhas. Legumes. Vegetais. Essas são alguns dos presentes recebidos pela dentista Caroline Pantaleão, de Douradina. É uma forma de […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Dentista de Douradina usa redes sociais para divulgar tratamento gratuito no SUS
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de novembro de 2021 às 11h50 - Modificado em 14 de novembro de 2021 às 10h58
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Carneiro. Galinhas. Legumes. Vegetais. Essas são alguns dos presentes recebidos pela dentista Caroline Pantaleão, de Douradina. É uma forma de agradecimento dos pacientes atendidos por ela em uma unidade básica de saúde da cidade.

Grande parte dos pacientes são da área rural, ou têm origem humilde, e, por essa razão muitas pessoas negligenciam o cuidado com a boca.

Outro motivo é o desconhecimento do atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem diversos procedimentos ofertados gratuitamente. A lista está disponível no site do Ministério da Saúde. Clique aqui e veja tudo o que os municípios devem ter disponíveis.

Além das questões de saúde, quando o paciente apresenta problemas nos dentes a autoestima pode ser comprometida. “Eu tive um paciente que vinha sofrendo bullying. Ele me disse que não se lembrava quando sorriu pela última vez. E era uma pessoa que não procurou atendimento antes porque achava que custava caro”, revela a dentista.

O tratamento foi feito inteiramente de forma gratuita, e além de recuperar a dentição do paciente, também devolveu o confiança para estar em público.

O primeiro passo para ser atendido por um dentista é ir até a UBS. Lá será agendada a consulta com o dentista e posteriormente ao atendimento o paciente recebe o diagnóstico e o tratamento.

“Às vezes o paciente chega e já solicita a extração, por desconhecimento de que no SUS ele também pode ter um tratamento adequado. Aqui em Douradina uso os mesmos materiais que tenho no meu consultório particular e na maioria das vezes é possível salvar o dente”, explicou Dra. Caroline.

ONLINE

Pelas redes sociais, a dentista, que é terceirizada na Prefeitura de Douradina e também atende no Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios (Cisa), posta orientações e informações para os pacientes.

“É um ótimo sistema. Quando eu procurei, eu realmente sabia que eu poderia ser tratado com ótima qualidade, eu tenho o conhecimento do que o sistema público oferece para gente e acho que falta o pessoal conhecer mesmo”, disse a OBemdito o paciente Matheus Almeida, de 26 anos.

Para saber mais, basta clicar aqui e seguir o perfil da dentista.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.