Cotidiano

‘Lobo em pele de cordeiro’: padre é preso por suspeita de abuso sexual no PR

A Polícia Civil do Paraná prendeu, na manhã deste domingo (24), um padre de 41 anos, durante a deflagração da operação “Lobo em Pele de Cordeiro”, conduzida pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Cascavel. A ação incluiu o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em sua residência e em uma clínica onde ele prestava atendimentos.

As investigações começaram em 16 de julho de 2025, após informações repassadas pela Agência Regional de Inteligência do 5º Comando Regional da Polícia Militar, que apontavam indícios de abusos sexuais cometidos contra menores.

Padrão de abusos desde 2010

De acordo com a Polícia Civil, os fatos investigados remontam a 2010, quando o suspeito ainda era seminarista. O padrão de comportamento identificado inclui abordagens a adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a jovens ligados às atividades da igreja. Eles eram supostamente aliciados com promessas de dinheiro, presentes, viagens e convites para dormir em sua residência.

A Diocese de Cascavel afastou o padre de suas funções em 14 de agosto, após a apresentação das primeiras evidências. Ele atuava como pároco em uma paróquia da região até o final de 2024.

Outras irregularidades

Além das acusações de abuso sexual, a investigação também apura irregularidades na administração financeira da paróquia e a prática ilegal da medicina, já que o religioso oferecia terapias complementares em um consultório particular. Um caso anterior também foi identificado: em 2010, ele teria tentado abusar de outro seminarista em um município da região.

Vítimas e prisão

Até agora, 11 pessoas foram ouvidas no inquérito. Três vítimas foram formalmente identificadas: uma era menor de idade na época dos fatos e duas eram maiores de idade.

A prisão temporária foi autorizada pela Justiça após constatação de que o investigado estaria tentando contatar vítimas e testemunhas, com risco de intimidação e interferência nas investigações. Ele permanece detido e à disposição do Poder Judiciário.

Denúncias

O Nucria de Cascavel reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais:
📞 (45) 3326-4909
📞 Disque 100 – violação de direitos humanos
📞 Disque 181 – Disque-Denúncia do Paraná

(OBemdito com informações e imagens da CGN)

Rudson de Souza

Recent Posts

Relatório aponta que pilotos ignoraram alertas antes da queda da Voepass

O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que…

13 minutos ago

Inscrições para vagas de eletricista da Copel em Ubiratã terminam na quinta-feira

Inscrições para 24 vagas de eletricista da Copel em Ubiratã terminam nesta quinta-feira (9). Contratados…

28 minutos ago

Governo adia decisão sobre aumento do etanol na gasolina para 32%

Governo adiou a decisão sobre elevar o percentual de etanol na gasolina de 30% para…

1 hora ago

Identificado homem que morreu após atropelamento em Francisco Alves

Foi identificado como José Netto Soares, conhecido por moradores como Zé Timba, o homem que…

1 hora ago

Obras na Ponte Ayrton Senna começam dia 13 com sistema Pare e Siga

Obras de recuperação da Ponte Ayrton Senna começam no dia 13 com operação Pare e…

2 horas ago

Geada cobre áreas de Umuarama e marca amanhecer mais gelado do inverno

Moradores registraram geada em Umuarama na manhã desta quarta-feira (8). Após o frio intenso, o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais