Paraná

Marcio Nunes anuncia que Paraná terá mais 100 novos parques urbanos

Marcio Nunes anuncia que Paraná terá mais 100 novos parques urbanos
Redação
OBemdito
28 de outubro de 2021 11h25

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) irão construir mais 100 parques urbanos em parceria com os municípios do estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28/10) pelo secretário Marcio Nunes, em entrevista a emissoras de rádio no Oeste do estado, onde cumpriu agenda.

As novas unidades vão se somar aos 46 projetos que já estão sendo executados, “dentro do maior programa de parques urbanos do país”, disse.

O programa criado por Nunes na gestão Ratinho Junior incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas, garantindo a preservação da água e do solo e evitando o surgimento de lixões.

Uma das características comuns às áreas de Fundo de Vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).

Além da conservação ambiental, esses novos espaços se transformam em áreas de lazer e prática desportiva para a população, transformando-se ainda em potenciais turísticos para os municípios.

Os projetos já em andamento são nos municípios de Umuarama, Campo Mourão, Sapopema, Juranda, Alto Paraíso, Andirá, Araruna, Boa V. de São Roque, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Formosa do Oeste, Jardim Olinda, Jussara, Kaloré, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilena, Maringá, Marumbi, Nova Olímpia e Perobal.

E mais: Primeiro de Maio, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, São João, São Tomé, Tapejara, São João do Ivaí, Moreira Sales, Ventania, Cidade Gaúcha, Corumbataí do Sul, Itaguajé, Pitanga, Janiópolis, Campina da Lagoa, Diamante do Norte, Guaíra, Nova Londrina, Terra Rica, Rondon, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Ampere e Quatro Barras.

 “Já temos os novos 100 projetos com a documentação apresentada pelas prefeituras e aprovada pelo IAT, apenas aguardando a liberação dos recursos, o que deve acontecer em breve”, explicou o secretário.

Dia do Servidor Público

Marcio Nunes visitou em Cascavel as novas as instalações do Instituto Água e Terra no município nesta quinta-feira, Dia do Servidor Público.

“O Governo Ratinho Junior tem investido na área ambiental como nenhum outro, e parte deste investimento é em pessoal e em condições de trabalho. Acabamos de convocar os aprovados no concurso do IAT que não era realizado havia 30 anos, e estamos entregando equipamentos e instalações novas para melhorar a atividade dos nossos órgãos ambientais”, disse o secretário.

 “Aproveito para parabenizar todos os servidores da Sedest e do IAT em todo o estado, pois eles prestam um serviço inestimável e de primeira qualidade a toda a sociedade paranaense, especialmente na defesa do meio ambiente”, completou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.