Ministro Paulo Teixeira afirmou que compras públicas vão garantir qualidade na merenda escolar e evitar desperdício de alimentos perecíveis (Foto Seduc/AM)
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou nesta quarta-feira (20) que o governo federal vai adquirir alimentos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, para abastecer programas públicos de alimentação. A medida busca evitar desperdícios e ampliar a oferta de produtos de melhor qualidade em escolas, hospitais e instituições públicas.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Teixeira explicou que os produtos deverão ser destinados à merenda escolar, à alimentação das Forças Armadas, a hospitais, a restaurantes universitários e aos programas voltados a populações em situação de insegurança alimentar.
“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, disse o ministro. Segundo ele, a iniciativa permitirá que os estudantes, por exemplo, tenham acesso a refeições mais nutritivas.
Teixeira ressaltou ainda que o governo vai incluir a aquisição de perecíveis em todos os editais de compras públicas. “O objetivo é evitar a perda de alimentos, garantindo o escoamento da produção e a proteção da cadeia produtiva”, afirmou.
O ministro destacou que os exportadores receberão valores equivalentes ao mercado interno, e não aos preços de exportação. “Certamente o governo não tem como pagar o preço em dólar, que é o preço de exportação. Mas o governo tem como pagar o preço do mercado interno”, disse.
Ele citou que alguns produtos, como carne, podem ser estocados e redirecionados ao comércio internacional. Já alimentos mais perecíveis, como mel, açaí, uva e peixes, serão absorvidos prioritariamente pelos programas nacionais de compras públicas.
(OBemdito com informações da Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais