Brasil

Governo Federal vai comprar perecíveis que iriam para EUA, informa ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou nesta quarta-feira (20) que o governo federal vai adquirir alimentos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, para abastecer programas públicos de alimentação. A medida busca evitar desperdícios e ampliar a oferta de produtos de melhor qualidade em escolas, hospitais e instituições públicas.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Teixeira explicou que os produtos deverão ser destinados à merenda escolar, à alimentação das Forças Armadas, a hospitais, a restaurantes universitários e aos programas voltados a populações em situação de insegurança alimentar.

“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, disse o ministro. Segundo ele, a iniciativa permitirá que os estudantes, por exemplo, tenham acesso a refeições mais nutritivas.

Teixeira ressaltou ainda que o governo vai incluir a aquisição de perecíveis em todos os editais de compras públicas. “O objetivo é evitar a perda de alimentos, garantindo o escoamento da produção e a proteção da cadeia produtiva”, afirmou.

O ministro destacou que os exportadores receberão valores equivalentes ao mercado interno, e não aos preços de exportação. “Certamente o governo não tem como pagar o preço em dólar, que é o preço de exportação. Mas o governo tem como pagar o preço do mercado interno”, disse.

Ele citou que alguns produtos, como carne, podem ser estocados e redirecionados ao comércio internacional. Já alimentos mais perecíveis, como mel, açaí, uva e peixes, serão absorvidos prioritariamente pelos programas nacionais de compras públicas.

(OBemdito com informações da Agência Brasil)

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais