Paraná

São Tomé e mais dois municípios do Paraná terão eleições suplementares em outubro

São Tomé, na região de Cianorte, e outras duas cidades do Paraná terão eleições suplementares para prefeito e vice em 5 de outubro de 2025. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) após cassações de mandatos e indeferimento de candidaturas nas eleições de 2024.

Além de São Tomé, os eleitores de Cruzeiro do Iguaçu e São João, ambos no Sudoeste do estado, também voltarão às urnas. Os três municípios foram afetados por decisões judiciais que anularam os resultados do último pleito.

Em Cruzeiro do Iguaçu, o prefeito Reni Kovalski (PP) e a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina (PDT) tiveram os diplomas cassados. O tribunal apontou prática de compra de votos. Segundo o processo, o coordenador da campanha teria quitado o IPVA de uma eleitora e prometido emprego ao filho de outra, com conhecimento dos candidatos. Além da perda dos cargos, os dois receberam multa de R$ 5,3 mil.

No município de São João, a nova eleição foi determinada após a cassação do prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto e do vice-prefeito Valdir Wiesenhutter. O TRE-PR concluiu que houve abuso de poder político e econômico durante a campanha.

Já em São Tomé, a disputa ocorre em razão do indeferimento da candidatura de Eliel Hernandes Roque. A decisão, contestada, foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inviabilizando sua posse.

As convenções partidárias e a formação de coligações estão previstas para o período de 18 a 22 de agosto de 2025. A partir dessa data, os partidos poderão registrar os nomes dos candidatos que disputarão o comando das três prefeituras. A expectativa é que as legendas oficializem suas chapas até a sexta-feira (22).

(OBemdito com informações Bem Paraná)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais