governo paraguaio ainda prevê maior interlocução com o ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski (Foto Secom PR)
O Paraguai terá um centro antiterrorista com agentes treinados pelo FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) para compilar informações de inteligência contra o Hezbollah na Tríplice Fronteira, área que envolve o país vizinho, o Brasil e a Argentina.
A informação foi confirmada à CNN pelo ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera. Segundo ele, a unidade será instalada em Assunção, com 15 policiais formados pelo FBI e uma base do lado paraguaio da fronteira.
“O Paraguai terá um centro antiterrorista com apoio do FBI. Nós declaramos o Hezbollah como uma organização terrorista, e não somente os homens armados, como todos os membros do partido”, afirmou o ministro, acrescentando que a cooperação com os Estados Unidos é estreita no combate ao terrorismo.
O centro também terá foco no crime organizado. “O terrorismo e o crime organizado estão ligados, um financia o outro”, disse Riera.
Além do FBI, os policiais paraguaios recebem treinamento dos Carabineros do Chile e da polícia colombiana. O governo paraguaio ainda prevê maior interlocução com o ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski, e com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich.
O tema foi tratado na reunião ministerial de segurança do Mercosul, em maio, quando os três países renovaram o acordo do Comando Tripartite da Tríplice Fronteira, mecanismo criado em 1996 para promover ações conjuntas. O pacto prevê a troca de informações de inteligência, com confidencialidade, e inclui uma agenda antiterrorista, sem citar nomes de organizações.
Do lado brasileiro, o centro de inteligência opera em Foz do Iguaçu, sob coordenação da Polícia Federal, com foco em facções criminosas, lavagem de dinheiro e terrorismo.
(OBemdito com informações da CNN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais