Foto: Assessoria PMU
A conscientização pelo fim da violência à mulher ganhou as ruas da região central de Umuarama. Nos dias 12 e 13, um grupo de mulheres caminhou pela avenida Paraná – desde a Praça Miguel Rossafa até a região da antiga rodoviária – distribuindo panfletos da campanha ‘Agosto Lilás’ e visitando o comércio local.
Elas integram o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. “Nossa intenção é levar informação às colaboradoras do comércio, acerca da campanha pelo fim da violência à mulher, realizada em todo país”, comentou a coordenadora do CRAM, Marcia Cristina de Souza.
O ‘Agosto Lilás’ remete à criação da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em defesa da mulher. A secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, acompanhou a atividade e destacou o papel da sociedade nessa luta. “Precisamos propagar a cultura da não violência, da proteção e valorização à mulher e denunciar qualquer caso de violência. Esse é o nosso papel, além de desenvolver políticas públicas efetivas”, apontou.
Os números justificam as ações de combate à violência contra a mulher. O Paraná registrou um crescimento de 34,4% nos casos de violência doméstica, no último ano, bem como aumento no número de medidas protetivas emitidas (24,6%, passando de 41,2 mil para 51,4 mil).
O Estado possui o telefone 181 para denúncias anônimas, que já recebeu 86 mil denúncias de violência contra a mulher até julho. Entre os tipos de violência mais relatados, destacam-se a física (35.665 casos), psicológica (24.021 casos) e sexual (3.085 casos).
*Prefeitura de Umuarama
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais