Novas diretrizes passam a contemplar itinerários formativos e metodologias integradas (Foto AEN)
O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou e publicou a Deliberação CEE/PR nº 03/2025, estabelecendo novas Diretrizes Curriculares Complementares e o Referencial Curricular do Ensino Médio na rede estadual. A medida atende à Lei Federal nº 14.945/2024 e às orientações do Ministério da Educação (MEC), que introduziram mudanças na estrutura do Ensino Médio em todo o País.
Segundo a deliberação, o Ensino Médio estadual terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos. Dessas, 2.400 horas serão destinadas à Formação Geral Básica, contemplando as aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e pelo menos 600 horas aos itinerários formativos, que permitem aos estudantes aprofundar conhecimentos em áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou Formação Técnica e Profissional.
“Os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos de acordo com seus interesses e projetos de vida, visando seu futuro acadêmico e profissional”, afirma Vanessa Ruthes, coordenadora do Ensino Médio na Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta que a publicação da deliberação garante que a rede estadual esteja alinhada às determinações nacionais e possa aplicar as mudanças de forma sistemática. A Seed-PR prevê formação continuada para professores, adequações pedagógicas e apoio à infraestrutura das escolas para a implementação gradual do novo modelo.
Metodologias integradas e Educação Profissional
O documento também prevê que o trabalho pedagógico seja desenvolvido de maneira integrada, com metodologias ativas, projetos e atividades práticas que articulem diferentes áreas do conhecimento, respeitando o conteúdo de cada disciplina. A oferta de Educação Profissional continuará sendo ampliada e qualificada, com parcerias entre escolas, instituições de ensino superior, institutos federais e setor produtivo.
O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…
A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…
A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…
Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…
O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…
Este site utiliza cookies
Saiba mais