Paraná

Conselho de Educação atualiza diretrizes do Ensino Médio do Paraná

O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou e publicou a Deliberação CEE/PR nº 03/2025, estabelecendo novas Diretrizes Curriculares Complementares e o Referencial Curricular do Ensino Médio na rede estadual. A medida atende à Lei Federal nº 14.945/2024 e às orientações do Ministério da Educação (MEC), que introduziram mudanças na estrutura do Ensino Médio em todo o País.

Segundo a deliberação, o Ensino Médio estadual terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos. Dessas, 2.400 horas serão destinadas à Formação Geral Básica, contemplando as aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e pelo menos 600 horas aos itinerários formativos, que permitem aos estudantes aprofundar conhecimentos em áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou Formação Técnica e Profissional.

“Os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos de acordo com seus interesses e projetos de vida, visando seu futuro acadêmico e profissional”, afirma Vanessa Ruthes, coordenadora do Ensino Médio na Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta que a publicação da deliberação garante que a rede estadual esteja alinhada às determinações nacionais e possa aplicar as mudanças de forma sistemática. A Seed-PR prevê formação continuada para professores, adequações pedagógicas e apoio à infraestrutura das escolas para a implementação gradual do novo modelo.

Metodologias integradas e Educação Profissional

O documento também prevê que o trabalho pedagógico seja desenvolvido de maneira integrada, com metodologias ativas, projetos e atividades práticas que articulem diferentes áreas do conhecimento, respeitando o conteúdo de cada disciplina. A oferta de Educação Profissional continuará sendo ampliada e qualificada, com parcerias entre escolas, instituições de ensino superior, institutos federais e setor produtivo.

Rudson de Souza

Recent Posts

Motorista de 28 anos morre após caminhão bater contra rocha na PR-487

Um motorista de 28 anos morreu após o caminhão que conduzia sair da pista e…

1 minuto ago

Colisão lateral deixa passageira ferida na PR-323, em Tapejara

Uma colisão lateral deixou uma pessoa ferida na tarde de terça-feira (6), na PR-323, em…

17 minutos ago

Hilux é furtada durante a madrugada em frente a hotel em Umuarama

Uma caminhonete Toyota Hilux foi furtada durante a madrugada desta quarta-feira (7), na Rua Doutor…

37 minutos ago

PCPR deflagra operação contra organização suspeita de tráfico de cocaína em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Beverly…

58 minutos ago

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

11 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais