Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Marta Paula Publisher do OBemdito

Cemitério de Umuarama deve receber 30 mil pessoas neste Dia de Finados

Veja quais são os túmulos mais visitados

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Cemitério de Umuarama deve receber 30 mil pessoas neste Dia de Finados
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 2 de novembro de 2021 às 07h04 - Modificado em 2 de novembro de 2021 às 14h27
Gastro Umuarama

Entre as ruas e corredores do Cemitério Municipal de Umuarama estão espalhados diversos túmulos. A visitação em massa deve acontecer nesta terça-feira (2), dia de finados. De acordo com a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (ACESF) nesta terça-feira pelo menos 30 mil visitantes devem passar pelo local.

Durante a visitação alguns túmulos se destacam e atrai olhares dos visitantes. No topo da lista dos túmulos mais visitados está o do empresário dono da Unipar Cândido Garcia, o Dr. Candinho, ele morreu em julho de 2018 em um hospital da cidade. Cândido Garcia chegou em Umuarama na década de 70 e por aqui fez história.

Além disso, o jazigo do ex-prefeito Alexandre Ceranto que faleceu em fevereiro de 2008 é bem visitado pelas pessoas que o admiravam enquanto pessoa e gestor do município de Umuarama. Ceranto foi suplente de Deputado Federal e foi deputado estadual. Entre os anos de 1989 a 1992 esteve a frente do Poder Executivo de Umuarama.

A lápide do fotógrafo Júlio Cesar Jarros também está entre as mais homenageadas no dia de finados. O fotógrafo morreu em dezembro de 1986 durante uma chacina que marcou a Capital da Amizade. Jarros se preparava para sair de casa quando foi abordado por um trio de criminosos que os sequestraram e os levaram para um local retirado fora da cidade. Os três rapazes que mataram Júlio Cesar e a namorada foram mortos a pauladas e depois tiveram os corpos foram arrastados pelas ruas da cidade e queimados em praça pública. Eles confessaram ter matado o fotógrafo e estuprado sua noiva.

Túmulo do Fotógrafo Júlio César Jarros

O túmulo do radialista Jorge Luiz Lozovoy, conhecido como “Manga” também figura entre os mais visitados. Ele morreu em 2008 e desde então muitas pessoas não deixam de passar pelo local em fazer uma prece pela sua alma.

Lápide de Jorge Luiz Lozovoy – conhecido como “Manga”

Neste ano um jazigo que dever receber um grande número de visitantes é de Paulo Vitor Gonzales, o jovem morreu em julho deste ano, após um acidente na BR-376. Paulo Vitor Gonzales era coordenador das categorias de base do Umuarama Futsal e morreu na hora após o ônibus em que viajavam capotar na rodovia. A morte do professor causou grande comoção em Umuarama e no meio esportivo.

O horário de visitação no cemitério será das 6h às 18h, na terça-feira (2). A orientação da Acesf é para que os visitantes usem máscara, álcool em gel e cuidem com o descarte correto de plástico e utensílios que acumulem água.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.