Umuarama

Câmera registra onça-parda em frente a casa na zona rural de Umuarama

Uma câmera de segurança instalada em frente a uma residência na Vila Rural Pedro Urkia, distrito de Santa Eliza, em Umuarama, registrou a presença de uma onça-parda na madrugada desta terça-feira (12). O equipamento, instalado na propriedade de Marlei de Paulo Stevanato, detectou o animal e acionou um alarme, o que fez o felino fugir.

A aparição do animal silvestre gerou preocupação entre os moradores da comunidade rural, que não sabem como agir em situações como essa. O Instituto Água e Terra (IAT), responsável pelo cuidado da fauna no Paraná, reforça que é fundamental evitar qualquer contato com onças-pardas e acionar imediatamente o órgão em caso de avistamento.

Segundo o biólogo Mauro Britto, do IAT, a tendência é que o animal retorne ao seu habitat natural. “Por mais boa intenção que se tenha, não é permitido que se faça arapucas, armadilhas ou coisas assim. Isso pode ser enquadrado como crime ambiental, passível de processo e multa. Pedimos para que, quando encontrar um animal de grande porte, acione o IAT imediatamente”, destacou.

O biólogo explica que predadores naturais, como as onças, são raramente responsáveis por prejuízos significativos a propriedades rurais, sendo muito menos frequentes do que perdas por doenças, atolamentos ou acidentes de manejo.

Entre as orientações para evitar ataques, estão melhorias no manejo das propriedades, como instalação de luzes e alarmes, que aumentam a segurança tanto para moradores quanto para os animais.

O contato com o setor de fauna do IAT pode ser feito pelas regionais ou pelo telefone (41) 9-9554-0553. O órgão também disponibiliza o Guia Orientativo de Prevenção à Presença ou Ataque de Onças, com dicas detalhadas para prevenção e segurança.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais