Na última sexta-feira (8), o Hospital e Maternidade Norospar recebeu representantes de entidades empresariais para apresentar a estrutura e o funcionamento da Maternidade e do Banco de Leite Humano (BLH). A visita foi conduzida pela gestora hospitalar Eliane Trentini e pela coordenadora da Maternidade e do BLH, enfermeira Amanda Vasques.
Participaram do encontro Carla Regina Moreira Frasquette Antunes, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU); Gisenia Ferrarin Davanso, presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIU; Kelly Paulis, vice-presidente do Conselho;
Sirley Batatinha Souza, diretora de eventos da Câmara da Mulher Gestora e Empreendedora de Negócios (CMEG) – Fecomércio-PR; Denise Constante Freitas, diretora financeira da CMEG; e Valdete Sperandio Cruz, madrinha do BLH Norospar e representante do Rotary Club de Umuarama Catedral.
A escolha do mês de agosto para a visita não foi casual. Conforme destacou Eliane Trentini, “Agosto é um dos meses mais importantes da instituição e, por isso, trouxemos vocês aqui nesta época para conhecer esse trabalho.
O incentivo à amamentação e à doação de leite humano é nossa prioridade. A partir disso houve uma diminuição significativa da mortalidade infantil. As crianças que nascem aqui não usam nenhum outro tipo de leite”, afirma Trentini.
Na sequência, a enfermeira Amanda Vasques explicou o processo de trabalho do BLH, desde a captação das doadoras, a forma como o leite é recolhido, armazenado e pasteurizado, até sua distribuição para os bebês da maternidade e para os prematuros da UTI Neonatal.
Amanda lembrou que o BLH está constantemente em campanha para sensibilizar novas doadoras, tendo em vista que o período de doação de cada mulher varia entre dois e seis meses.
Após a apresentação, as participantes conheceram as instalações do hospital, incluindo a UTI Neonatal, a Pediatria, a Maternidade e o próprio Banco de Leite Humano.
Durante a visita, Gisenia Ferrarin Davanso declarou: “Ouvimos falar em doação de leite humano. Mas as pessoas não têm noção de toda essa estrutura de proteção e cuidados. A Norospar está de parabéns, é impressionante”, destaca.
A presidente da ACIU, Carla Regina Moreira Frasquette Antunes, ressaltou: “Não é só uma questão da função que vocês exercem, mas o amor que vocês colocam neles também. Vocês que estão à frente e todos que participam aqui, a gente sente isso. É uma construção. É algo que vem daquilo que é de nós mesmos. Obrigada por vocês fazerem esse trabalho.”
Em nome da Câmara da Mulher, Sirley Batatinha Souza afirmou: “Nós queremos agradecer, pois desconhecíamos todo esse processo e o quanto é importante transformar um gesto em vida. Parabéns para vocês por esse trabalho. Nós esperamos poder contribuir também, na divulgação, disseminando esses conhecimentos.”
A visita integra as ações da Campanha Agosto Dourado 2025, que tem como tema oficial “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis” e busca sensibilizar a comunidade para a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.
Leia também: História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais