Paraná

Forças de segurança encerram 4º dia de buscas por desaparecidos em Icaraíma

As forças de segurança que atuam na busca pelos quatro homens desaparecidos em Icaraíma, no noroeste do Paraná, encerraram às 17h30 deste domingo (10) o quarto dia de buscas sem novidades. As equipes retomaram os trabalhos pela manhã, mas não localizaram vestígios dos desaparecidos.

O quarto dia começou por volta das 8 horas com o reforço de equipes especializadas. Além do Corpo de Bombeiros de Umuarama, da Força Nacional, da Polícia Civil e da Polícia Militar, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) atua nas buscas. Na noite de sábado (9), os bombeiros de Curitiba chegaram para ajudar.

“As buscas se concentraram na região do Rio Ivaí, em Porto Camargo. Ao todo, três equipes do Corpo de Bombeiros estão envolvidas: uma embarcação equipada com sonar, duas equipes com cães farejadores vindos de Curitiba e um grupo de apoio em terra, auxiliando as polícias Militar e Civil”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Umuarama, major Perdoncini.

Ele detalhou ainda que foi solicitado apoio do BPMOA com helicóptero para sobrevoar pontos de interesse no entorno do Rio Ivaí, com acesso por veículo à margem do rio, para continuar as buscas com o suporte da embarcação e do sonar.

Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito

No sábado, as equipes visitaram diversos pontos de Icaraíma, inclusive um pesqueiro desativado em 2018, que também abrigava um restaurante.

Polícia Civil trabalha com hipótese de homicídio

A Polícia Civil considera o caso como homicídio, já que os quatro homens desapareceram após tentar cobrar uma dívida no município. Ainda assim, segundo o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial, Gabriel Menezes, “as informações apuradas até o momento apontam para um contexto de homicídio. Contudo, as buscas seguem e nada pode ser descartado no momento”.

Ele afirmou ainda que “não existe, até o momento, indicativo de envolvimento do crime organizado”. As buscas devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira (11).

Foto Danilo Martins/OBemdito

Pai e filho são suspeitos pelo desaparecimento

No sábado (9), a Polícia Civil decretou a prisão de dois suspeitos, pai e filho, apontados como responsáveis pelo desaparecimento. Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo tiveram prisão decretada pela Justiça e fugiram após prestar depoimento logo depois do desaparecimento.

A investigação tenta confirmar se as vítimas foram mortas ou estão mantidas em cativeiro na região. Na sexta-feira (8), a polícia apreendeu um carro ligado à família investigada. “A princípio, trata-se de um carro que pertence a essa família que tem sido investigada”, disse o delegado.

O veículo está passando por perícia para tentar encontrar vestígios que possam ajudar a localizar as vítimas. “O objetivo é identificar algum vestígio das vítimas nele, mas esses resultados demoram um pouco mais”, acrescentou.

Desaparecidos de Icaraíma

Os quatro homens desapareceram na terça-feira (5). Conforme a Polícia Civil, Alencar Gonçalves de Souza, morador de Icaraíma, e os paulistas Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi e Diego Henrique Afonso foram vistos pela última vez juntos em uma panificadora da cidade.

Eles seguiram para uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí, onde planejavam cobrar uma dívida estimada em R$ 1 milhão. Desde então, familiares não tiveram mais notícias do grupo.

O contexto da investigação indica que as vítimas podem ter caído em uma emboscada, com um atentado possivelmente praticado por membros da família investigada, incluindo Antônio e Paulo.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais