Governador Ratinho Junior durante o lançamento da nova edição do Ganhando o Mundo Professor, nesta segunda-feira (4), em Curitiba (Foto AEN)
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (4) a segunda edição do Ganhando o Mundo Professor, programa de intercâmbio voltado a educadores da rede pública estadual. Serão 250 vagas para uma viagem de três semanas ao Canadá, com foco na formação pedagógica e troca de experiências com um dos sistemas educacionais mais bem avaliados do mundo.
As inscrições abrem nesta terça-feira (5) e vão até domingo (10), pelo portal Escola Digital Professor. O embarque está previsto ainda para 2025, com todos os custos com passagens, hospedagem e substituição em sala de aula cobertos pelo Governo do Paraná.
“É uma forma de valorizar os nossos professores e proporcionar a eles a vivência em um sistema educacional de primeiro mundo”, afirmou Ratinho Junior durante o evento de lançamento, em Curitiba. “O Canadá é referência global em educação e essa experiência será compartilhada nas nossas escolas quando os professores voltarem.”
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e contempla professores, pedagogos e técnicos pedagógicos que atuam como formadores ou cursistas do programa Formadores em Ação, além de integrantes da equipe de apoio da Seed.
A distribuição das vagas será da seguinte forma:
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que os participantes terão uma formação robusta, com 12 semanas de atividades divididas entre mentorias, curso de inglês, imersão pedagógica no Canadá e encontros de acompanhamento. “Queremos que os professores voltem com novos conhecimentos e metodologias que serão aplicadas diretamente na rede estadual”, disse.
A formação no Canadá abordará metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias, avaliação da aprendizagem e vivências em escolas de educação básica do país. Um diferencial desta edição é que a formação será realizada em português, eliminando a barreira do idioma para participação.
Segundo a Seed, a escolha do Canadá se deu com base nos resultados do país no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que o coloca entre os dez melhores do mundo em desempenho educacional.
Criado em 2022, o programa Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores da rede estadual. A primeira edição voltada a professores, realizada em 2023, levou 99 educadores à Finlândia e ao Canadá. O investimento total do governo estadual supera R$ 500 milhões.
“O Paraná já tem a melhor educação do Brasil. O que queremos é avançar ainda mais, promovendo intercâmbio de práticas e qualificação contínua dos nossos educadores”, concluiu Ratinho Junior.
OBemdito com informações da AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais