Foto: Assessoria PMU
Os idosos do Lar Santa Faustina, em Umuarama, começaram a ter aulas atavés do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa acontece através de uma parceria entre o Lar e a Prefeitura de Umuarama.
As aulas começaram na quinta-feira (31/7) e acontecem no Lar Santa Faustina, ou seja, no local que os idosos conhecem. Isso torna o ambiente seguro e acolhedor. A parceria visa atender especificamente a população idosa do lar. O intuito é proporcionar, não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a chance de resgatar histórias e construir um novo futuro.
“Temos expectativa de que o programa seja expandido para outras instituições e bairros da cidade, ampliando o alcance e o impacto positivo da iniciativa”, completou a coordenadora geral Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Azevedo.
A iniciativa marca um grande passo na renovação de políticas públicas de inclusão social, garantindo o direito básico à educação para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar no período adequado.
A alfabetização de idosos, em particular, vai muito além das aulas e do aprendizado de letras e palavras. Para os participantes do programa, essa ação representa um gesto concreto de valorização, reconhecimento e acolhimento.
“O início do programa reflete o compromisso desta gestão municipal em combater o analfabetismo e restaurar a dignidade e a autoestima de cidadãos que, por muitos anos, ficaram invisíveis na sociedade”, comentou a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak.
O ‘Brasil Alfabetizado’ é uma iniciativa do governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo principal de erradicar o analfabetismo no país. O programa atua de forma descentralizada, por meio de parcerias com Estados e municípios. Dessa forma, garante que as ações educacionais estejam focadas na realidade e nas necessidades de cada comunidade.
(Informações: Assessoria PMU)
A Aciu Mulher promove o Mega Outlet Umuarama nos dias 16, 17 e 18 de…
O atleta Nycollas Matheus, de 10 anos, voltou a colocar o nome de Umuarama em…
A Polícia Civil do Paraná fechou um ponto de tráfico de drogas e prendeu dois…
O descarte inadequado de agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes têm causado acidentes de trabalho…
A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…
Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…
Este site utiliza cookies
Saiba mais