Foto: Assessoria PMU
Os idosos do Lar Santa Faustina, em Umuarama, começaram a ter aulas atavés do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa acontece através de uma parceria entre o Lar e a Prefeitura de Umuarama.
As aulas começaram na quinta-feira (31/7) e acontecem no Lar Santa Faustina, ou seja, no local que os idosos conhecem. Isso torna o ambiente seguro e acolhedor. A parceria visa atender especificamente a população idosa do lar. O intuito é proporcionar, não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a chance de resgatar histórias e construir um novo futuro.
“Temos expectativa de que o programa seja expandido para outras instituições e bairros da cidade, ampliando o alcance e o impacto positivo da iniciativa”, completou a coordenadora geral Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Azevedo.
A iniciativa marca um grande passo na renovação de políticas públicas de inclusão social, garantindo o direito básico à educação para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar no período adequado.
A alfabetização de idosos, em particular, vai muito além das aulas e do aprendizado de letras e palavras. Para os participantes do programa, essa ação representa um gesto concreto de valorização, reconhecimento e acolhimento.
“O início do programa reflete o compromisso desta gestão municipal em combater o analfabetismo e restaurar a dignidade e a autoestima de cidadãos que, por muitos anos, ficaram invisíveis na sociedade”, comentou a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak.
O ‘Brasil Alfabetizado’ é uma iniciativa do governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo principal de erradicar o analfabetismo no país. O programa atua de forma descentralizada, por meio de parcerias com Estados e municípios. Dessa forma, garante que as ações educacionais estejam focadas na realidade e nas necessidades de cada comunidade.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais