Foto: Colaboração/OBemdito
Duas atletas da Associação Atlética de Rugby de Umuarama estão convocadas para participar do Camp Nina 2025, que ocorre entre 22 e 24 de agosto. O evento acontece em São José dos Campos (SP) e reúne jovens jogadoras de rugby de todo o Brasil.
Lara Beatriz dos Santos Santana, de 16 anos, e Maria Eduarda Reis de Lima, de 15, representarão o município no projeto. O Camp Nina é uma iniciativa social que busca identificar talentos femininos no rugby e formar a base da seleção brasileira juvenil.
“É uma seleção de meninas que se destacaram em seus clubes e estados. Elas vão treinar para tentar uma vaga na seleção brasileira. Serão 48 participantes. Se elas se destacarem, podem integrar o time nacional”, explica Raiton Rodrigues da Silva, presidente da Associação de Rugby e técnico da equipe.
As duas atletas já defenderam a seleção paraense no Campeonato Brasileiro, disputado em dezembro do ano passado. Para Raiton, a convocação representa um reconhecimento importante. “Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, afirma.
Lara é atendida pela Casa da Paz. A entidade apoia jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela treina rugby desde os 13 anos. Maria Eduarda começou aos 12. “Elas têm muito futuro e são muito dedicadas. O projeto ajuda no desenvolvimento técnico e pessoal. Nosso objetivo é formar atletas com espírito cidadão”, destaca o treinador.
O time juvenil de Umuarama ainda não atua oficialmente, mas realiza treinos com foco em futuras competições. “Estamos com 12 atletas no time principal, ainda sem condições de jogo. A meta é prepará-las para o Campeonato Paranaense”, explica.
O rugby juvenil feminino de Umuarama treina todos os sábados, às 15h30, no Estádio Lúcio Pipino. Podem participar meninas de 13 a 17 anos. O time precisa de ao menos sete titulares e cinco reservas para formar uma equipe completa. Interessadas devem comparecer aos treinos.
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
Este site utiliza cookies
Saiba mais