Foto: Colaboração/OBemdito
Duas atletas da Associação Atlética de Rugby de Umuarama estão convocadas para participar do Camp Nina 2025, que ocorre entre 22 e 24 de agosto. O evento acontece em São José dos Campos (SP) e reúne jovens jogadoras de rugby de todo o Brasil.
Lara Beatriz dos Santos Santana, de 16 anos, e Maria Eduarda Reis de Lima, de 15, representarão o município no projeto. O Camp Nina é uma iniciativa social que busca identificar talentos femininos no rugby e formar a base da seleção brasileira juvenil.
“É uma seleção de meninas que se destacaram em seus clubes e estados. Elas vão treinar para tentar uma vaga na seleção brasileira. Serão 48 participantes. Se elas se destacarem, podem integrar o time nacional”, explica Raiton Rodrigues da Silva, presidente da Associação de Rugby e técnico da equipe.
As duas atletas já defenderam a seleção paraense no Campeonato Brasileiro, disputado em dezembro do ano passado. Para Raiton, a convocação representa um reconhecimento importante. “Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, afirma.
Lara é atendida pela Casa da Paz. A entidade apoia jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela treina rugby desde os 13 anos. Maria Eduarda começou aos 12. “Elas têm muito futuro e são muito dedicadas. O projeto ajuda no desenvolvimento técnico e pessoal. Nosso objetivo é formar atletas com espírito cidadão”, destaca o treinador.
O time juvenil de Umuarama ainda não atua oficialmente, mas realiza treinos com foco em futuras competições. “Estamos com 12 atletas no time principal, ainda sem condições de jogo. A meta é prepará-las para o Campeonato Paranaense”, explica.
O rugby juvenil feminino de Umuarama treina todos os sábados, às 15h30, no Estádio Lúcio Pipino. Podem participar meninas de 13 a 17 anos. O time precisa de ao menos sete titulares e cinco reservas para formar uma equipe completa. Interessadas devem comparecer aos treinos.
Candidata do MDB quer estender a todo o Paraná os projetos que criou na Câmara…
As cinco pessoas que perderam a vida em um grave acidente aéreo, entre elas o…
Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), os alunos da Escola Municipal Serra…
Há datas que parecem fazer questão de contar uma história e a Aciu comemora uma…
Umuarama recebe a partir desta quinta-feira (24) uma grande ação de cidadania com serviços públicos…
Em entrevista, a psicóloga Ana Paula Alcântara enfatiza a urgência da escuta ativa e detalha…
Este site utiliza cookies
Saiba mais